A ressignificação feminina pelas mãos: a construção de uma narrativa erótica com ato de liberdade nas obras de Ponciá Vicêncio e Nas tuas mãos

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar os recursos narrativos utilizados nas obras de Conceição Evaristo, em Ponciá Vicêncio (2003), e Inês Pedrosa, no romance Nas tuas mãos (1997), que conferem às suas protagonistas a libertação de suas condições sociais, culturais, e identitárias através de suas mãos. Para isso, discutiremos com Bailley, Sontag e Bataille questões que serão abordadas acerca da narrativa erótica de cunho feminino, pretendendo assim contextualizar o panorama da produção literária dessas autoras.

Biografia do Autor

Cíntia Acosta Kütter, Universidade Federal do Pará

Atualmente desenvolvo pesquisa de PNPD na Universidade Federal do Pará. Fui professora Substituta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) até fev/2019. Doutora em Letras Vernáculas subárea - Literaturas Portuguesa e Africanas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.Mestre em Estudos Literários subárea - Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal Fluminense- UFF (2013) e licenciada em Letras Português/Francês, pela Fundação Universidade do Rio Grande - FURG (2006). Tem experiência como professora de Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa e Produção textual em instituições de ensino brasileiras, com foco na língua, literatura e cultura brasileiras. Seu interesse versa principalmente nos seguintes temas: gênero, bildungsroman feminino, memória, trauma e literatura produzida por escritoras africanas e afro-brasileiras. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa Escritas do corpo feminino(UFRJ/UNILAB).

Malena Ribeiro Cardoso, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

É graduada em Letras: Português e Literaturas, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2018). Foi aluna de iniciação científica voluntária (PICV/UFRRJ/PROPPG), pesquisando em ensino de latim, com vistas à produção de materiais didáticos para as disciplinas de latim I e latim II da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Além disso, foi bolsista de iniciação científica (PIBIC/UFRRJ/CNPq), desenvolvendo pesquisas sobre a construção do ethos no discurso político. Atualmente cursa especialização em docência pelo IFMG

Referências

BAILLEY, Cristina Ferreira-Pinto. O corpo e a voz da mulher brasileira na sua literatura: o discurso erótico de Márcia Denser. Revista discente do Centro de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Federal de Ouro Preto, n. 00, 2010, p. 17-26.

BATAILLE, George. O erotismo. Tradução de Antonio Carlos Viana. — Porto Alegre: L&PM, 1987.

ENGEL, Magali. Psiquiatria e feminilidade. In: A história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2017.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.

JORGE, Lídia. Texto de apresentação de Nas Tuas Mãos. Livraria Barata, Julho 1997. Publicado no Jornal de Letras a 13/08/1997. Disponível em: <http://www.inespedrosa.com/criticas/nastuasmaos jl.html> Acessado em 13 jun. 2018.

LAGUARDIA, Angela Maria Rodrigues. Fazes-me falta, de Inês Pedrosa: uma alegoria. Disponível em:file://ClUsersimalen/Documents/fazes_me_faltade_ins_pedrosumaalegoriacontempor_nea da saudade.pdf5. Acessado em: 13 jun. 2018.

MORAES, Eliane Robert. Topografia do Risco: O erotismo literário no Brasil contemporâneo. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdficpa/n311n31a17.pd> Acessado em: 13 jun. 2018.

PEDROSA, Inês. Nas tuas mãos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

PINSKY, Carla Bassanezi. Mulheres dos anos dourados. In: História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2017.

PRIORI, Mary Del. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2017.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Publicado
2019-07-25
Como Citar
KÜTTER, C. A.; CARDOSO, M. R. A ressignificação feminina pelas mãos: a construção de uma narrativa erótica com ato de liberdade nas obras de Ponciá Vicêncio e Nas tuas mãos. Letras & Ideias, v. 3, n. 1, p. 51-61, 25 jul. 2019.
Seção
Dossiê: Tendências contemporâneas de autoria feminina