EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO: LITERATURA COMPARADA

Autores/as

  • Antonio Costa Gomes Filho Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Carlos Roberto Alves Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Claudineia de Lima Pereira Grupo de Pesquisa (GPACI/DEADM/UNICENTRO)

Palabras clave:

Gestão do Conhecimento, Habilidades e Competências, Farmácias, Gestão Empreendedora

Resumen

O objetivo deste artigo é encontrar pontos de conexão entre as literaturas de empreendedorismo e de gestão do conhecimento, levantando as características empreendedoras segundo a literatura da área de empreendedorismo, e também efetuando levantamento das habilidades e competências existentes na literatura sobre Gestão do Conhecimento, com vistas a uma comparação semântica. Os procedimentos são a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, publicações periódicas e virtuais possibilitando conceituar o empreendedorismo e as características empreendedoras, as habilidades e competências sob a perspectiva da gestão do conhecimento voltadas para o ramo farmacêutico. Os resultados mostram um total de 73 documentos na biblioteca da instituição em que a pesquisa foi realizada. Na busca sistemática realizada na Internet, foram levantados os principais artigos publicados em revistas e anais de eventos preliminarmente elencados, que resultou num total de 55 artigos em revistas, 2 artigos em eventos, 10 teses e 50 dissertações que tratam sobre o assunto. Os resultados da análise da literatura mostram que as características empreendedoras são como sinônimos de habilidades, visto que o fato de se possuir características empreendedoras desenvolvidas não garante por si só o sucesso dos empreendimentos, que demandam ação, ou seja, a aplicação do conhecimento, e esse é o conceito de competência. Foram encontradas 14 características empreendedoras ou habilidades necessárias ao gestor do ramo farmacêutico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Costa Gomes Filho, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professor do Departamento de Administração na UNICENTRO/PR, Líder do Grupo de Pesquisa (GPACI/DEADM/UNICENTRO) e Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional em Administração) PPGADM/UNICENTRO.

Carlos Roberto Alves, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutorado em Engenharia Florestal (UFPR). Professor do Departamento de Secretariado Executivo na UNICENTRO/PR, Pesquisador do Grupo de Pesquisa Engineer’s and managers’ Knowledge for Inovation (UNICENTRO).

Claudineia de Lima Pereira, Grupo de Pesquisa (GPACI/DEADM/UNICENTRO)

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Centro Oeste. Bolsista (Modalidade PAIC/Fundação Araucária) do Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Centro Oeste no período 2011/2012.

Publicado

2014-06-15

Cómo citar

Gomes Filho, A. C., Alves, C. R., & Pereira, C. de L. (2014). EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO: LITERATURA COMPARADA. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 5(1), 115–134. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/17516

Número

Sección

Relatos de Pesquisa | Research Articles

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.