O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI): UM ESTUDO DE CASO

  • Eleanara Pereira Guedes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Flávia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Instituição Federal de Ensino Superior. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) no contexto da Instituição Federal de Ensino Superior Universidade Federal do Paraná (UFPR). A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental, é classificada como descritiva, utilizado o estudo de caso. Os resultados mostraram que a UFPR é comprometida em atividades de integração com a comunidade universitária, uma vez que forneceu os documentos do PDI no site da instituição. Constatou-se que na preparação de PDI da UFPR, seus gestores desenvolveram ações que possibilitaram a integração da instituição e da comunidade universitária, o que demonstra que a instituição está preocupada com a gestão do conhecimento, com decisões coletivas, as mais amplas possíveis, visando a participação da comunidade universitária no processo do PDI, com ações de transparência e valorização da boa comunicação. Conclui que o desenvolvimento do PDI na instituição em questão utilizou as estratégias deliberadas, flexíveis, participativas e dinâmicas. Este estudo permitiu atingir os objetivos definidos, o que tornou possível descrever e analisar o processo de PDI na UFPR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eleanara Pereira Guedes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Servidora da UFSM. Graduada em Administração/FAMES, Especialista em Gestão Pública/UFSM, Mestra em Administração na Área de Estratégia e Competitividade/UFSM.
Flávia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing e negócios internacionais
Publicado
2015-12-22
Como Citar
Guedes, E. P., & Scherer, F. L. (2015). O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI): UM ESTUDO DE CASO. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 5(2), 240-253. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/19283
Seção
Relatos de Experiência | Experience Articles