TIPOLOGIA DO TRABALHADOR DO CONHECIMENTO: PAPÉIS E PROCESSOS
DOI:
https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1Palavras-chave:
Tipologia, Trabalhador do conhecimento, P&D, Gestão de recursos humanos, Processos de conhecimento.Resumo
Fundamentado em um Modelo de Tipologia do Papel do Trabalhador do Conhecimento, este artigo apresenta resultados da avaliação de papéis e processos típicos para uma população brasileira com características aproximadas, deste estudo na Europa. Participaram 42 pesquisadores atuantes em centros de ensino e institutos de pesquisas brasileiros na área de biotecnologia e de ciência da computação. A investigação exploratória e descritiva utilizou-se da ferramenta open source Lime Survey. Foram analisados dados primários, com uso de metodologia quantitativa. 67% respondentes identificaram com o papel de Recuperador, diferindo do resultado obtido por Reinhardt et al. (2011), que apontou o papel de Aprendiz. Em relação ao processo, Aquisição, com média 4,12 de respostas (na Escala Likert), obteve a concordância dos respondentes como o principal processo típico de conhecimento realizado pelos respondentes, seguido pelo processo de Formalização. Os participantes da pesquisa concordam que os cinco processos típicos do conhecimento estão presentes na maioria dos papéis dos trabalhadores do conhecimento, tendo destaque o papel do Compartilhador como o mais relevante nos processos de formalização, compartilhamento e aplicação do conhecimento. Ponderando a limitação do estudo e a motivação para ampliar a amostragem da pesquisa, o resultado reforça a boa aderência da tipologia e destaca o uso desse instrumento benéfico a gestão dos recursos humanos ao relacionar papéis de trabalho de diferentes conhecimentos e as atividades correspondentes, relacionados aos processos do conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-03-2017
Como Citar
Macedo, V., Santos, N. M. B. F., João, B. do N., & Saito, A. (2017). TIPOLOGIA DO TRABALHADOR DO CONHECIMENTO: PAPÉIS E PROCESSOS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(1), 94–108. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles