Instrumentos tecnológicos para capacitação na gestão de risco de desastres

Autores

Palavras-chave:

TIC, Ferramentas educacionais, Geração de conhecimento

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar ao nível nacional e internacional, tecnologias da informação e comunicação que contribuam para que a educação ambiental auxilie na formação em gestão de risco de desastres. Para atingir este objetivo foi realizado pesquisa quali-quantitativa englobando estudos de 2007 até 2017. Com a análise dos artigos selecionados, desenvolveu-se um quadro síntese sobre as ferramentas tecnológicas, representando sua aplicabilidade e averiguando suas contribuições perante as práticas educativas. Com estes dados é possível observar o emprego de ambientes virtuais, blogs, vídeos educativos, simulações, realidade virtual e virtual aumentada para abordar a temática dos desastres. Apesar de comprovada a existência de diferentes ferramentas para capacitação, no aspecto da replicação, cabe destacar que na maioria dos estudos, há falta de informações básicas sobre as ferramentas impossibilitam o emprego das tecnologias da informação e comunicação nos contextos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Ribeiro, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Regional de Blumenau, Brasil.

Rafaela Vieira, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Regional de Blumenau, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Ribeiro, J., & Vieira, R. (2022). Instrumentos tecnológicos para capacitação na gestão de risco de desastres. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(3), 144–164. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/48324

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles