ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS ORIENTADO POR COMPETÊNCIAS

  • Letícia Gomes Maia
  • Melissa de Machado Moraes
  • Liziane Castilhos de Oliveira de Freitas
Palavras-chave: Gestão por Competências, Gestão de pessoas, Planejamento Estratégico, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação, feedback.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar o processo de construção de um modelo de gestão de pessoas orientado por competências e a avaliação realizada sobre o mesmo após a conclusão de sua implementação. O artigo avaliou também a percepção de utilidade do modelo de gestão por competências para os gestores em termos de acompanhamento das equipes, diagnosticou as principais dificuldades percebidas pelos funcionários e gestores e definiu a necessidade de correções de rumo que assegurassem o êxito e continuidade do modelo. A pesquisa de avaliação para aprimoramento do modelo foi realizada com uso de dois métodos: survey e grupos focais. De maneira geral, a gestão por competências foi considerada útil para o aprimoramento da gestão de pessoas na organização. Os resultados mostraram que o planejamento e a comunicação do modelo como um todo são aspectos que precisam ser melhorados, assim como a linguagem utilizada para as competências mapeadas precisa ser revista e simplificada. A necessidade de se desenvolver a habilidade de feedback nos funcionários e gestores também ficou evidenciada por meio dos resultados obtidos. A construção de estratégias efetivas e coerentes para que seja possível absorver as críticas e sugestões recebidas se faz consequência imperiosa para a pesquisa de avaliação realizada.

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Publicado
2011-06-13
Como Citar
Maia, L. G., Moraes, M. de M., & de Freitas, L. C. de O. (2011). ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS ORIENTADO POR COMPETÊNCIAS. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 1(1), 180-193. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/9147
Seção
Relatos de Experiência | Experience Articles