Crime Organizado: Origem, Desenvolvimento, Características E Combate Estatal Deficiente
Palavras-chave:
Combate ao crime organizado. Corrupção administrativa. Crime organizado. Estado e crime organizado. Organizações criminosas.Resumo
A dimensão e a complexidade da criminalidade organizada impedem que os instrumentos legais estatais sejam suficientes para seu combate e prevenção. O crime organizado, com alguma frequência, interage com o Estado, normalmente valendo-se da ineficiência estatal e da prática da corrupção por diversos agentes e órgãos públicos. As consequências decorrentes da atuação do crime organizado são bastante deletérias para o indivíduo, a sociedade e o Estado, em especial quando essa atuação conta com a participação criminosa de agentes e órgãos estatais. A pesquisa tem por objeto analisar a origem, desenvolvimento e características do crime organizado, sua relação com o Estado e os efeitos decorrentes de seu exercício. O método utilizado é o indutivo, por meio de pesquisa legal e doutrinária. Conclui que o Estado, seja em face de sua ineficiência, seja em razão da participação delituosa de parte de seus agentes e órgãos públicos, acaba contribuindo para a ineficácia do combate e para a perpetuação do crime organizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 A Prim@ Facie detém direitos exclusivos de publicação e distribuição sob concessão absolutamente franca da parte do autor, ou autores.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores estão cientes de que transferem seus direitos de publicação e distribuição à revista Prima Facie. Os autores autorizam o uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre. As provas finais poderão não ser enviadas aos autores antes da publicação, seguindo a revista seu padrão técnico explicitado nas suas normas e nos formatos praticados em acordo com a CAPES e com padrões de excelência adotados. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo a revista solidária da livre opinião exposta por eles.