Crime Organizado: Origem, Desenvolvimento, Características E Combate Estatal Deficiente

Autores

Palavras-chave:

Combate ao crime organizado. Corrupção administrativa. Crime organizado. Estado e crime organizado. Organizações criminosas.

Resumo

A dimensão e a complexidade da criminalidade organizada impedem que os instrumentos legais estatais sejam suficientes para seu combate e prevenção. O crime organizado, com alguma frequência, interage com o Estado, normalmente valendo-se da ineficiência estatal e da prática da corrupção por diversos agentes e órgãos públicos. As consequências decorrentes da atuação do crime organizado são bastante deletérias para o indivíduo, a sociedade e o Estado, em especial quando essa atuação conta com a participação criminosa de agentes e órgãos estatais. A pesquisa tem por objeto analisar a origem, desenvolvimento e características do crime organizado, sua relação com o Estado e os efeitos decorrentes de seu exercício. O método utilizado é o indutivo, por meio de pesquisa legal e doutrinária. Conclui que o Estado, seja em face de sua ineficiência, seja em razão da participação delituosa de parte de seus agentes e órgãos públicos, acaba contribuindo para a ineficácia do combate e para a perpetuação do crime organizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Remedio, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Pós-Doutor em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor de Graduação e Pós-graduação (Mestrado) em Direito da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor de Graduação em Direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo Aposentado. Advogado. jaremedio@yahoo.com.br

William, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Mestrando em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). 

Downloads

Publicado

2021-11-16

Como Citar

REMEDIO, J. A.; VIEIRA, W. de A. Crime Organizado: Origem, Desenvolvimento, Características E Combate Estatal Deficiente. Prim Facie, [S. l.], v. 20, n. 45, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/51525. Acesso em: 18 abr. 2024.