Pachukanis e a Teoria geral do direito e o marxismo

Autores/as

  • Celso Naoto Kashiura Júnior FACAMP
  • Márcio Bilharinho Naves Unicamp

Palabras clave:

História Intelectual, Ideias Jurídicas, Sujeito de Direito

Resumen

O mais conhecido texto de Evgeni Pachukanis, A teoria geral do direito e o marxismo, produziu, a partir de sua publicação em 1924, um notável impacto sobre a teoria marxista do direito. Antes de sua publicação, entre 1921 e 1923, Pachukanis havia produzido importantes textos nos quais adianta aspectos significativos de sua obra fundamental. Em A teoria geral do direito e o marxismo, Pachukanis segue as indicações metodológicas da Introdução de 1857 de Marx e desdobra a crítica do direito a partir da forma sujeito de direito. Assim, Pachukanis logra apresentar a forma jurídica como fenômeno histórico, especificamente capitalista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celso Naoto Kashiura Júnior, FACAMP

Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Professor das Faculdades de Campinas (Facamp). Membro do Grupo de Estudos Althusserianos do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) da Unicamp. Autor de “Crítica da igualdade jurídica: contribuição ao pensamento jurídico marxista” (Quartier Latin, 2009) e “Sujeito de direito e capitalismo” (Outras Expressões/Dobra, 2014).

Márcio Bilharinho Naves, Unicamp

Livre-docente pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Professor aposentado da Unicamp. Membro do Grupo de Estudos Althusserianos do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) da Unicamp. Autor de “Marxismo e direito: um estudo sobre Pachukanis” (Boitempo, 2000), “Mao: o processo da revolução” (Brasiliense, 2005), “Marx: ciência e revolução (Quartier Latin, 2008) e “A questão do direito em Marx” (Outras Expressões/Dobra, 2014).”

Publicado

2015-09-28

Cómo citar

KASHIURA JÚNIOR, C. N.; NAVES, M. B. Pachukanis e a Teoria geral do direito e o marxismo. Prim Facie, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 01–24, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/25847. Acesso em: 25 may. 2024.