DO AMOR A SABEDORIA À SABEDORIA DO AMOR: ÉTICA E SENTIDO DO HUMANO EM LEVINAS

Autores

  • Marcos Alexandre Alves Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v7i2.30509

Palavras-chave:

Ética, Ontologia, Autonomia, Heteronomia, Responsabilidade

Resumo

O artigo examina a crítica dirigida por Levinas ao ideal ontológico, presente na base de toda a filosofia ocidental, que se identifica com o amor à sabedoria e que se expressa por meio das ações de um eu identificador e autocriador. Mais do que recusar a ontologia, enfatiza-se a tensão continua desta crítica, para se evitar os desdobramentos e os perigos a que esse primado pode conduzir. Evidencia a necessidade de uma reflexão sobre o conhecimento e o ser nos limites da ética, que não será entendida como uma ciência regional ou uma região da ontologia, nem será uma ética autônoma ou da responsabilidade, mas uma ética da alteridade ou como responsabilidade. Enfim, defende-se uma nova tarefa para a filosofia, enquanto sabedoria do amor, que é pensar de outro modo que ser, acolher e responsabilizar-se pelo Outro, condição necessária para que ocorra a reconstrução da subjetividade e a preservação do sentido ético do humano. 

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Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Doutor em Educação - PPGE/UFPel. Mestre em filosofia - PPGF/UFSM. Licenciado em Filosofia - FAFIMC. Professor do Curso de Filosofia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

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Publicado

17-12-2016

Edição

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Artigos