“INDICAÇÃO” E “SIGNIFICAÇÃO”: CONSIDERAÇÕES BREVES SOBRE A RELAÇÃO OBJETUAL DA MATEMÁTICA A PARTIR DE HUSSERL

Autores

  • Rogério Galdino Trindade
  • Gilfranco Lucena dos Santos UFPB

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i1.46643

Palavras-chave:

Husserl, Matemática, Fenomenologia, Indicação, Significação.

Resumo

Para Husserl, uma expressão plena de sentido carrega, ao mesmo tempo, uma indicação e uma significação. Consequentemente, no discurso comum, ambas “indicação” e “significação” se confundem. Porém, para o filósofo é indispensável separar essa duas estâncias de um ponto de vista da psicologia descritiva, isto é, que possa descrever mais precisamente o comportamento de uma expressão enquanto tal. Assim, o presente trabalho procura ilustrar a distinção criada por Husserl entre “indicação” e “significação”. Essa distinção fundamental, que no discurso comum se mantêm velada, deve ser trazida a tona por uma fenomenologia da intencionalidade. Para exemplificar e esclarecer tal distinção se tomou como paradigma a relação das matemáticas puras e aplicadas com seus respectivos objetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HEIDEGGER, Martin. História da Filosofia: de Tomás de Aquino a Kant. Trad. de Ênio Paulo Giachini. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

HILBERT, David. Sobre o Infinito, in Fundamentos da Geometria. Trad. Paulino Lima Fortes e A. J; Franco de Oliveira. Lisboa: Gradiva, 2003, p. 234-255.

HUSSERL, Edmund. Investigações Lógicas (Segundo Volume, Parte I): Investigações para a Fenomenologia e a Teoria do Conhecimento. Trad. de Pedro M. S. Alves e Carlos Aurélio Mo-rujão. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2015.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Trad. de Fernando Costa Mattos. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2012.

RUSSEL, Bertrand. Introdução à Filosofia Matemática. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

Downloads

Publicado

16-07-2019

Edição

Seção

Artigos