MAQUIAVEL E A QUESTÃO DA CONQUISTA DO PRINCIPADO CIVIL:

ENTRE O APOIO DOS CIDADÃOS E A MARGEM PARA A VIOLÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v13i3.64461

Palavras-chave:

Maquiavel, Principado civil, Violência

Resumo

O pensamento político de Maquiavel é conduzido por caminhos complexos e vielas sinuosas. Em O Príncipe, esses contornos são recorrentes. No impulso de compreender as relações de poder, o complexo universo que envolve a formação e a conservação de governos e regimes, o autor instala armadilhas teóricas que tornam a leitura de sua obra uma árdua tarefa. Como tentativa de compreender essa labiríntica exposição, lançamos um olhar para as ideias apresentadas no controverso Capítulo IX do opúsculo. Voltado às condições do “principado civil”, uma inusitada forma de conquista do poder político por meio do apoio dos concidadãos, o texto é marcado por um conjunto de anomalias teóricas. Assim, o objetivo central deste artigo é o de analisar o significado dessa conquista que, embora inscrita em um quadro marcado por episódios de violência, ocorre servindo-se dessa forma de apoio. Nisso, nosso intuito é o de avaliar os aspectos que orbitam as premissas dessa particular tomada do poder político, aquilatando a importância que esses argumentos desempenham para a compreensão do pensamento maquiaveliano, com ênfase na riqueza conceitual que dele emana. Por fim, buscaremos propor a possibilidade de entender o fenômeno da conquista no panorama interpretativo dentro do qual está inserido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CADONI, Giorgio. Machiavelli: Regno di Francia e “Principato Civile”. Roma: Bulzoni, 1974.

CADONI, Giorgio. Principato civile. In: SASSO, G. (Ed.). Machiavelli: Enciclopedia Machiavelliana. v. II. Roma: Istituto della Enciclopedia Italiana, 2014, p. 347-353.

FROSINI, Fabio. L'aporia del “principato civile”. Il problema politico del “forzare” in “Principe”, IX. Filosofia politica. v. 19, n. 2, p. 199-218, 2005.

INGLESE, Giorgio. Per Machiavelli: l'arte dello stato, la cognizione delle storie. Roma: Carocci Editore, 2006.

LARIVAILLE, Paul. Il capitolo IX del Principe e la crisi del “Principato civile”. In: Cultura e scrittura di Machiavelli: Atti del Convegno di Firenze-Pisa 27-30 ottobre 1997. Roma: Salerno Editrice, 1998, p. 221-239.

LEFORT, Claude. Le travail de l’oeuvre Machiavel. Paris: Gallimard, 1972.

MACHIAVELLI, Niccolò. Opere II. A cura di Corrado Vivanti. Torino: Einaudi-Gallimard, 1999.

MAQUIAVEL, Nicolau. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. Tradução de MF. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

MAQUIAVEL, Nicolau. História de Florença. Tradução de MF. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. 2. ed. Tradução de Maria Júlia Goldwasser. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MASIELLO, Vitilio. Classi e Stato in Machiavelli. Bari: Adriatica Editrice, 1971.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Edição

Seção

Artigos