Pastoreio Misto em Caatinga Manipulada no Sertão Cearense
Resumo
O experimento foi conduzido com o objetivo de determinar os efeitos da manipulação da vegetação lenhosa da caatinga e do pastoreio múltiplo sobre o ganho de peso de bovinos, caprinos e ovinos machos em crescimento. Os tratamentos principais consistiram de caatinga nativa (testemunha), caatinga sob rebaixamento e caatinga sob raleamento, e os subtratamentos, as combinações de bovinos, caprinos e ovinos, incluindo o pastoreio solteiro por essas espécies de ruminantes. Concluiu-se que, na caatinga, os bovinos devem ser criados em pastoreio solteiro e que o raleamento constitui a melhor técnica de manipulação para esses ruminantes. Já os caprinos devem ser criados em pastoreio solteiro, ou combinado com bovinos, preferencialmente, em áreas de caatinga rebaixada ou raleada. Os ovinos, por seu turno, devem ser criados combinados com caprinos ou em pastoreio solteiro e o raleamento constitui a melhor técnica de manipulação da vegetação da caatinga para esses ruminantes. Os melhores rendimentos de peso vivo animal são obtidos em caatinga raleada sob pastejo de bovinos em crescimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-12
Como Citar
Araújo Filho, J. A. de, Gadelha, J. A., Crispim, S. M. A., & Silva, N. L. da. (2009). Pastoreio Misto em Caatinga Manipulada no Sertão Cearense. Revista Científica De Produção Animal, 4(1/2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42662
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).