Efeito da Água Residuária Tratada na Produção e Composição Bromatológica do Capim Elefante (Pennisetum purpureum Schum.)

Autores

  • Altemar Vilar dos Santos UFPI
  • Annemarie Konig
  • Beatriz Susana Ovruski de Ceballos
  • Hans Raj Gheyi
  • Dermeval Araújo Furtado

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a produção e a composição bromatológica do capim elefante (Pennísetum purpureum Schum.) cv. Cameroon, irrigado com água residuária (esgoto doméstico) tratado em lagoas de estabilização e água de abastecimento, com e sem adubação química. Os tratamentos foram: TI = irrigação com água de abastecimento sem cloro; T2 = Tj + NPK aplicado ao solo; To = irrigação com água residuária tratada e T4 = To + NPK aplicado ao solo. Foram realizados quatro cortes com intervalos médios de 98 dias. Os valores médios acumulados para os quatro cortes para a produção de MS para TI' T2, T3 e T4 foram, respectivamente, de 20,74; 19,09; 27,82 e 24,71 t MS/ha. Quanto aos teores de MM, PB, FDN e FDA, não foram verificadas diferenças significativas (P>0,05) entre os tratamentos. Houve "diminuição no valor nutritivo do capim com o aumento da idade do plantio do capim. Os resultados indicam uma boa alternativa para a produção de forrageiras para corte com a utilização de água residuária tratada, adequada para pequenos e médios agricultores de regiões onde ocorre escassez de água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-29

Como Citar

Santos, A. V. dos, Konig, A., Ceballos, B. S. O. de, Gheyi, H. R., & Furtado, D. A. (2009). Efeito da Água Residuária Tratada na Produção e Composição Bromatológica do Capim Elefante (Pennisetum purpureum Schum.). Revista Científica De Produção Animal, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42679

Edição

Seção

Artigos