Importância de sistemas de produção de baixo impacto ambiental na conservação de recursos zoogenéticos
Resumo
Antigamente os sistemas de produção só eram considerados insustentáveis quando o manejo inadequado de um recurso promovia o seu esgotamento ao ponto de se tornar indisponível ou quando um produto do sistema se acumulava a um grau que impedia o seu funcionamento. Atualmente considera-se que um sistema de produção pode ser insustentável por causar impactos negativos no bem-estar animal e na manutenção da biodiversidade e do meio ambiente. Os sistemas diversificados de produção animal de pequena escala, muitas vezes desenvolvido em sistema comunal, tem sido a forma mais frequente de uso e manutenção da diversidade de animais domésticos. Especificamente, nesses sistemas estão inseridas as raças localmente adaptadas, que são eficientes e compatíveis com seus ambientes ecológicos, sendo, portanto, elemento chave na manutenção dos ecossistemas locais. A maioria dessas raças foram desenvolvidas por comunidades de criadores tradicionais e continuam sendo mantidas majoritariamente em sistemas de criação tradicional de base familiar, como o foi desde os primórdios da civilização. Esses sistemas tradicionais são desenvolvidos dentro da lógica de diversificação de atividades o que indiretamente favorece a conservação da diversidade biológica local.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-05-13
Como Citar
Norma Ribeiro, M., & Gomes Arandas, J. K. (2019). Importância de sistemas de produção de baixo impacto ambiental na conservação de recursos zoogenéticos. Revista Científica De Produção Animal, 20(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42687
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).