Características de Carcaça e Composição Corporal de Frangos Caipiras Submetidos a Sistema Alternativo de Criação
Resumo
Objetivou-se estudar o efeito do sexo sobre as características de carcaça de frangos naturalizados, submetidos ao manejo do Sistema Alternativo de Criação de Aves Caipiras (SACAC), na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Meio-Norte, no período de 30/09/04 a 10/03/05, em Teresina, PI. Foram utilizadas vinte aves meio-irmãs (10 machos e 10 fêmeas), abatidas em grupo de quatro, sendo dois machos e duas fêmeas. Do primeiro aos 120 dias de idade, as aves receberam ração à vontade, composta basicamente de farelo de soja, milho, farelo de trigo, calcário, fosfato bicálcico, óleo vegetal e sal comum, variando apenas os níveis nutricionais de acordo com o crescimento da ave. Após este período foram submetidas a jejum hídrico de 12 horas, as aves foram sacrificadas através de deslocamento da nuca, sangradas, depenadas e evisceradas. Da carcaça, os cortes foram divididos em nobres (peito, sobrecoxa, coxa e tulipa) e comuns (pescoço, dorso, asa e pés), e das vísceras, em comestíveis (moela, coração e fígado) e não-comestíveis (papo, intestinos, esôfago e cloaca). Concluiu-se que os machos são em termos absolutos mais pesados que as fêmeas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-10-01
Como Citar
Barbosa, F. J. V., Silva, R. de S. A., Araújo Neto, R. B. de, Ribeiro, V. Q., Carvalho, G. M. C., Sobreira, R. dos S., & Abreu, J. G. de. (2009). Características de Carcaça e Composição Corporal de Frangos Caipiras Submetidos a Sistema Alternativo de Criação. Revista Científica De Produção Animal, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42712
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).