Desempenho de novilhos holandeses recriados com dietas 100% concentrado inteiramente peletizada ou não
Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o consumo e o desempenho de novilhos holandeses confinados alimentados com dietas 100% concentrado: T1 – dieta 100% concentrado composta por 80% de grão de milho inteiro e 20% de núcleo comercial peletizado (MGI + NP) e T2 – dieta 100% concentrada peletizada (CP). Foram utilizados 24 novilhos inteiros da raça Holandesa, provenientes de um mesmo rebanho, com idade média de 180 dias e peso corporal médio inicial de 180±7 kg. Os consumos de matéria seca, expressos em kg animal dia-1 e em porcentagem do peso vivo diferiram (P<0,05) entre os dois tipos de dietas, mostrando maiores valores para a dieta 100% concentrado na forma peletizada (5,72 kg dia-1 e 2,20%) comparativamente a dieta composta de 80% de milho grão inteiro + 20% de núcleo protéico (5,57 kg dia-1 e 2,02%). Animais alimentados com dieta MGI + NP obtiveram maior (P<0,05) ganho de peso (1,354 versus 1,257 kg dia-1) e melhor eficiência alimentar (4,31 versus 4,50 kg de matéria seca kg de ganho de peso-1) em relação a dieta 100% concentrado na forma peletizada. O tipo de fornecimento de dietas com alta proporção de concentrado alterou o desempenho de novilhos holandeses confinados, sendo que a dieta MGI + NP apresentou melhores resultados.
DOI: 10.15528/2176-4158/rcpa.v17n2p76-83
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).