Utilização das sobras de panificação como ingrediente energético em dietas para Tilápia do Nilo
Resumo
Foi realizado um experimento de 97 dias com o objetivo de avaliar a substituição do milho pelo pão francês moído em dietas de tilápia-do-nilo. Foram formuladas quatro dietas isoproteicas (32% proteína bruta) e isoenergéticas (3.600 kcal kg-1 energia digestível) com níveis de substituição do milho pelo pão francês (0, 40%, 70% e 100%) em delineamento inteiramente casualizado (n = 3). Alevinos de tilápia-do-nilo (4,0g ± 0,4 g) foram distribuídos em 12 aquários (500 L) em sistema de recirculação de água, com aeração contínua e sistema de oxigenação emergencial. Os peixes foram alimentados até a aparente saciedade três vezes ao dia (das 7 às 17 h). Foram avaliados: ganho em peso diário, conversão alimentar aparente, eficiência alimentar, eficiência energética, crescimento específico, sobrevivência e índice de ingestão diário. Os animais alimentados com o pão francês nas dietas apresentaram melhora (P<0,05) em todos os parâmetros produtivos avaliados, quando comparados ao controle, exceto o consumo diário de ração e taxa de sobrevivência, que não apresentaram diferença estatística entre os tratamentos (P>0,05). Dessa forma, o farelo de sobras de pão francês pode substituir o farelo de milho como alimento energético até o nível de 100% sem causar efeitos negativos ao desempenho produtivo de juvenis de tilápia do Nilo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-15
Como Citar
Cunha, J. M. S., Souto, C. N., Alvarenga, A. A., Rosa, R. M., Martins, G. P., & Padua, D. M. C. (2018). Utilização das sobras de panificação como ingrediente energético em dietas para Tilápia do Nilo. Revista Científica De Produção Animal, 19(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42889
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).