Zootecnia de precisão e os desafios da ambiência na produção animal no Nordeste brasileiro
Resumo
O objetivo desse trabalho é apresentar como a zootecnia de precisão e a ambiência podem ser ferramentas úteis para a melhoria da produção animal no Nordeste brasileiro. De acordo com as previsões acerca das mudanças climáticas, o Nordeste poderá ter a temperatura média entre 0,5 a 1ºC maior em 2040, o que impactará diretamente a produção agropecuária. Soma-se a isso a maior exigência por parte do mercado consumidor por produtos que garantam a segurança alimentar e condições de bem-estar aos animais. A zootecnia de precisão pode ser utilizada para o monitoramento de questões de saúde dos animais, no monitoramento em tempo real dos animais dentro das instalações, possibilitando a avaliação instantânea das condições de bem-estar, pelo controle de processos utilizando ferramentas tecnológicas, no monitoramento contínuo de variáveis fisiológicas dos animais, no desenvolvimento de modelos de predição. A ambiência, pelo estudo das variáveis meteorológicas e adequação das instalações, também pode contribuir de forma positiva a melhoria dos índices produtivos no Nordeste brasileiro. Por exemplo, a utilização de estruturas de sombreamento e sistemas que integrem painéis fotovoltaicos tem grande potencial para sistemas de criação ao ar livre e o estudo de características tipológicas ideais para a região juntamente a mensuração do equilíbrio térmico dos animais sob condições ambientais características da região podem contribuir para o incremento da produção de animais em sistemas intensivos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-15
Como Citar
Nascimento, S. T., Fonsêca, V. F. de C., Maia, A. S. C., Santos, V. M. dos, Oliveira, E. M. de, & Mós, J. V. do N. (2018). Zootecnia de precisão e os desafios da ambiência na produção animal no Nordeste brasileiro. Revista Científica De Produção Animal, 19(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42893
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).