Blend de enzimas digestivas sobre crescimento e composição corporal de juvenis de tilápia do Nilo
Resumo
Com este trabalho objetivou-se avaliar o desempenho e a composição físico-química da carcaça de juvenis de tilápia do Nilo alimentados com dietas, com grande proporção de ingredientes vegetais, suplementadas com quatro blends enzimáticos. O experimento foi conduzido durante 60 dias com 325 alevinos machos de tilápia do Nilo, pós-indução sexual, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado em cinco tratamentos com cinco repetições. Os tratamentos foram constituídos de uma dieta controle (DC); DCBlend1 = DC + 100ppm fitase + 200ppm protease; DCBlend2 = DC + 100ppm fitase + 400ppm protease; DCBlend3 = DC + 200ppm fitase + 200ppm protease + 133ppm alfa-amilase, e DCBlend4 = DC + 200ppm fitase + 400ppm protease + 200ppm alfa-amilase. Foram avaliados o desempenho, qualidade da carcaça, taxa de crescimento, índices corporais e composição físico-química da carcaça. As tilápias alimentadas com os tratamentos DCBlend3 e DCBlend4, blends contendo alfa-amilase, além de fitase e protease, apresentaram melhores índices corporais e conversão alimentar. O blend 4 aumentou o peso final, ganho em peso e taxa de crescimento específico. Recomenda-se a inclusão do blend 4 composto por alfa-amilase, fitase e protease em preparados de enzimas para tilápias alimentadas com dietas com grande proporção de ingredientes vegetais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-05-13
Como Citar
Gomes, V. D. S., Silva, J. H. V. da, Jordão Filho, J., Amâncio, A. L. de L., Givisiez, P. E. N., & Costa, F. G. P. (2019). Blend de enzimas digestivas sobre crescimento e composição corporal de juvenis de tilápia do Nilo. Revista Científica De Produção Animal, 20(2), 59–64. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/45855
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).