Resíduo do processamento do abacaxi na dieta de coelhos em crescimento
DOI:
https://doi.org/10.15528/2176-4158/rcpa.21257-61Resumo
Objetivou-se avaliar a inclusão de diferentes níveis de farelo de resíduo de abacaxi em dietas para coelhos em crescimento sobre o desempenho produtivo, características de carcaça e peso de órgãos. Para tanto, anteriormente foi realizado um ensaio de digestibilidade a fim de avaliar o valor nutricional e energético do resíduo do abacaxi. De posse dos dados, foi realizado o segundo ensaio no qual foram utilizados 40 coelhos da raça Nova Zelândia Branco com peso médio inicial de 528,32 ± 0,29 g, desmamados aos 30 dias de idade, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e dez repetições. Os tratamentos consistiram em: DC - Dieta controle contendo principalmente, milho, farelo de soja, farelo de trigo e feno de tifton; DRA10; DRA20 e DRA30 - Dietas com 10%, 20% e 30% de inclusão de resíduo do processamento do abacaxi, respectivamente. Aos 75 dias de idade ocorreu o abate dos animais para avaliar as características de carcaça e foram mensurados os pesos absolutos do coração, fígado e trato gastrointestinal repleto dos animais. Os níveis de inclusão do resíduo de abacaxi influenciaram o consumo diário de ração e a conversão alimentar. Houve efeito linear crescente tanto para o consumo médio diário de ração como para a conversão alimentar. Para o ganho médio diário e o peso final não foram verificados influência da inclusão dos diferentes níveis do resíduo do abacaxi. Para os pesos de carcaça quente, fria, rendimento de carcaça e os pH aos 45 minutos e as 24 horas a inclusão de até 30% não afetou os mesmos. A inclusão de até 30% de resíduo de abacaxi não influenciou os pesos de coração, fígado e trato gastrintestinal. A inclusão do resíduo de abacaxi na dieta de coelhos em crescimento aumenta o consumo de ração e piora a conversão alimentar, porém não afeta as características de carcaça e nem o peso dos órgãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).