Efeito do óleo, extraído da soja ou presente no grão de milho, sobre a peletização
DOI:
https://doi.org/10.15528/2176-4158/rcpa.21263-67Resumo
Seis dietas foram estudadas para avaliar o processo de fabricação e a qualidade física dos peletes, utilizando milho comum emilho alto óleo - AO (3,92% e 6,73% de extrato etéreo, na base natural, respectivamente) com a inclusão de três níveis de óleo de soja. Todas as misturas eram compostas de 22% de farelo de soja e 3% de minerais e vitaminas, diferenciando-se nas quantidades de milho comum, milhoAO e óleo de soja.O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em arranjo fatorial 2 x 3, com dois tipos de milho (comum e AO) e três níveis de óleo de soja (0, 2 e 4%) com três repetições por combinação dos efeitos principais. Para estudar as comparações de interesse optou-se pelo uso de contrastes. O aumento do nível de óleo de soja promoveu um efeito linear negativo sobre a qualidade física do pelete. Entretanto, o tempo de peletização eo consumo de energia elétrica foram menores quando se aumentou o nível de óleo. Não houve diferença significativa para consumo de energia elétrica entre os dois tipos de milho. O milho AOproporcionou uma melhor qualidade física dos peletes. O óleo presente na estrutura do grão de milho cumpre a finalidade de fornecer energia aos animais com vantagens no processo de peletização e qualidade física do pelete, em comparação ao óleo de soja.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).