Diversificando a produção na apicultura: Pólen apícola
Resumo
O pólen representa o gameta masculino das flores, sendo indispensável para a reprodução das plantas. Somado a isso, muitos deles são extremamente atrativos e utilizados na alimentação das abelhas. Como consequência, temos vantagens para ambos. As plantas se beneficiam das abelhas para o transporte de grãos de pólen entre as flores, e as abelhas a utilizam como recurso alimentar, constituindo-se exclusiva fonte de proteína e principal fonte de vitaminas, minerais e gorduras. Na dieta das abelhas, é ingrediente essencial para a alimentação das larvas e abelhas adultas, sendo ainda fundamental para a produção de geleia real, único alimento da rainha. Sua composição e a procura cada vez maior da população por alimentos naturais, fazem do “pólen apícola”, preciosa fonte alimentícia para humanos. Na apicultura, significa geração de emprego e renda. Entretanto, diferentemente do mel, que possui suas técnicas de manejo já bem elucidadas, a exploração de pólen apícola ainda carece de informações para otimização da sua produção. Desta forma, esse trabalho visa fornecer informações sobre a produção e processamento de pólen apícola.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).