Viabilidade nutricional e perspectivas econômicas de co-produtos usados na alimentação de bovinos no nordeste
DOI:
https://doi.org/10.15528/2176-4158/rcpa.23121-35Resumo
Esta revisão tem por objetivo discutir sobre as potencialidades e a viabilidade econômica da utilização de produtos (co-produtos, subprodutos e resíduos) da indústria de biodiesel na alimentação de bovinos. Os produtos obtidos através do processamento da indústria do biodiesel que utiliza culturas oleaginosas para a extração do óleo têm grande potencial para serem usados como ingredientes na dieta de bovinos. Além disso, a utilização de co-produtos pode levar ao barateamento do custo de produção de ruminantes, principalmente na utilização de suplementos fornecidos no período seco do ano. Dentre os ingredientes, podem ser destacados farelos, óleos e tortas, bem como os resíduos. Apesar deste cenário promissor, deve-se atentar para os níveis adequados de utilização, observando-se principalmente o teor de lipídeos dos ingredientes, a qualidade da fibra como também a presença de elementos tóxicos. Torna-se ainda necessário mais investimento em pesquisa sobre a utilização destes co-produtos na alimentação de ruminantes, contribuindo para a geração de renda e desenvolvimento não somente para a cadeia produtiva bovina, mas para toda a região onde estão inseridos. Além disso, novas tecnologias devem ser discutidas no sentido de inovar o uso destes ingredientes nas rações e torná-los ainda mais viáveis para assim incrementar a renda do produtor e o lucro com a venda do produto final (carne e leite), agregando valor e tornando estes alimentos mais atrativos e mais saudáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).