Suinocultura de precisão: Visão computacional e tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.15528/2176-4158/rcpa.22273-79Resumo
Para fornecer alimentos à população mundial, a pecuária encontra-se em franca expansão, com ênfase no atendimento da crescente demanda por proteína de origem animal, o que levou a um rápido crescimento de empresas suinícolas. No entanto, a consciência das necessidades dos animais sustenta novos padrões de produção para a saúde e o bem-estar animal. A avaliação do comportamento de suínos pode fornecer informações sobre a condição de alojamento, necessidade de adequação no fornecimento de água e alimentos, monitoramento da saúde e da eficiência produtiva. A identificação em tempo real de padrões e sinais comportamentais é um dos grandes desafios nos atuais sistemas de criação, no entanto, a crescente disponibilidade e sofisticação de novas tecnologias tem viabilizado o monitoramento automatizado do comportamento animal. As técnicas de visão computacional, como tecnologia disruptiva, pode proporcionar o alcance dos requisitos de monitoramento de maneira automatizada, sem contato, sem estresse e econômica. Objetivou-se com esta revisão descrever o estado da arte no emprego da visão de máquina, associada as técnicas de análise de imagens obtidas por câmeras 3D e 2D, para identificar atividade animal, locomoção, comportamentos agressivos e reprodutivos de suínos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).