Uso de rejeito salino para a produção de tilápias e forrageiras
Resumo
As águas subterrâneas é uma alternativa para a segurança hídrica das comunidades rurais do semiárido brasileiro. Entretanto, na maioria dos casos, esta fonte hídrica tem restrições de uso devido à salinidade, necessitando de tratamento por meios da dessalinização por osmose reversa. O método de osmose reversa tem sido limitado pelos custos de eliminação do rejeito salino produzido e pelo impacto negativo da sua disposição no solo e nos corpos hídricos. Um sistema integrado e sustentável foi desenvolvido para produção animal e vegetal utilizando o rejeito salino como suporte hídrico. Neste sistema, a água
do poço é bombeada para a estação de dessalinização, beneficiando as famílias com água potável; o rejeito salino produzido é utilizado em viveiro de criação de tilápia; o efluente da piscicultura, enriquecido em matéria orgânica, é aproveitado na irrigação de espécies forrageira e; finalmente, a forragem, com teor de proteína médio 15% é utilizada para a engorda de caprinos e ovinos. O sistema integrado garante o acesso à água potável e a gestão sustentável da água e, ainda, contribui para a soberania alimentar e nutricional das famílias oriundas em comunidades rurais difusas do semiárido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).