Desempenho produtivo de alevinos de tilápias do Nilo alimentados com ração contendo probiótico
Resumo
Objetivou-se com esse estudo avaliar a adição de diferentes níveis de probiótico na ração de alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). O experimento teve a duração de 46 dias. Utilizou-se 180 alevinos com peso médio inicial de 6,9 g e comprimento médio inicial de 2,48 cm, distribuídos em um delineamento inteiramente ao acaso, com quatro tratamentos, cinco repetições e nove peixes por unidade experimental. Os tratamentos consistiram da adição de 0,0, 0,1, 0,2 e 0,3 g. de probiótico por kg de dieta. O probiótico utilizado possuía uma única cepa a levedura (Saccharomyces cerevisiae). Não
observou-se efeito significativo (p>0,05) para os parâmetros de qualidade de água durante o período experimental. Houve efeito significativo (p<0,05) para o ganho de peso, consumo diário de ração, conversão alimentar, taxa de eficiência proteica, índice hepatossomático. Na presente pesquisa não houve efeito significativo (p>0,05) para os parâmetros de crescimento final, taxa de crescimento especifico e sobrevivência. A adição de 0,3 g de probiótico/ kg de dieta não melhora o ganho de peso e a conversão alimentar de alevinos de tilápia do Nilo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).