Palma forrageira, opção para redução dos custos da pecuária do Semiárido
Resumo
O Semiárido Brasileiro é caracterizado por irregularidade na distribuição de chuvas e uma diversidade de microrregiões, que dificultam o planejamento da produção de alimentos em quantidade e qualidade para os rebanhos. A palma forrageira se destaca nos sistemas de produção desse ecossistema, pela sua elevada eficiência no uso da água das chuvas, produzindo elevada quantidade de energia por unidade de área, superando a produção de energia por área quando comparado a produção de milho grão. Além da elevada produtividade, os sistemas de produção de palma quando empregadas tecnologias adequadas resultam em um custo de produção muito inferior ao custo de produção de milho grão, podendo substituir até 80% do milho da dieta de ruminantes, sem comprometer o desempenho de caprinos, ovinos e bovinos. No entanto, para alcançar elevadas produtividades e diluição dos custos se faz necessário intensificar os sistemas de produção, por meio do adensamento dos sistemas de plantio, correção da fertilidade de solos, e onde houver água disponível, estabelecer irrigação de complementação. Os sistemas tecnificados de produção de palma permitem a produção com reduzido custo, o que reflete no custo pode produção de kg de leite e carne, viabilizando os sistemas de produção no Semiárido Brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).