GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA

reflexões acerca do currículo em universidades federais brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62174

Palavras-chave:

Educação, Corpo, Cultura Física

Resumo

Neste estudo, buscamos analisar como as disciplinas que abordam gênero e sexualidade estão organizadas no currículo de cursos de licenciatura em Educação Física nas Universidades Federais brasileiras, a partir de Projetos Pedagógicos de Cursos. Para tanto, utilizamos de uma investigação do tipo documental, a qual nos permitiu identificar 16 disciplinas. A partir de orientação da análise de conteúdo aplicada às ementas, identificamos três dimensões, criadas a partir de nossas interpretações, quais sejam: dimensões socioculturais  e identitárias do corpo; dimensões Político-Pedagógicas; e dimensões Empírico-Investigativas. Como resultado, reconhecemos como as temáticas “gênero” e “sexualidade”, quando pensadas no cenário brasileiro, ainda se materializam timidamente no currículo. Entretanto, as disciplinas identificadas acenam para o propósito de desafiar enquadramentos de gênero e sexualidade na educação física, o que contribui para uma formação atenta às diferenças e à justiça social no campo das práticas corporais.

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Biografia do Autor

Gabriella Gonçalves Mendes da Silva, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Licenciada em Educação Física junto à Universidade Federal de Mato Grosso e mestranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.

Vitor Hugo Marani, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil.

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina e docente da Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

SILVA, G. G. M. da; MARANI, V. H. GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: reflexões acerca do currículo em universidades federais brasileiras. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–15, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.62174. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62174. Acesso em: 19 abr. 2024.