A IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DOCENTE

diferenças nas práticas pedagógicas dos professores licenciados e bachareis no curso de educação física em uma IES em Quixadá-CE

Autores

  • Stania Nagila Vasconcelos Carneiro Universidade Estadual do Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0413-7798
  • Alessandra Bandeira Vieira Centro Universitário de Quixadá, Brasil.
  • Mariza Maria Alves Centro Universitário de Quixadá, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.31010

Palavras-chave:

Ensino Superior., Educação Física., Formação de Docentes., Reflexão. Prática Pedagógica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a construção da identidade dos professores em sala de aula da Educação Superior, seus anseios, e como estão encaminhando a melhoria de sua prática docente, além de analisar as diferenças e semelhanças entre licenciatura e bacharelado do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior em Quixadá -Ce. Para isso, fez-se uma pesquisa documental, onde foram analisados os currículos de cada docente, no intuito de averiguarmos suas formações, suas metodologias de ensino e quais práticas utilizam para desenvolver sua profissão, aplicou-se também aos docentes um questionário, a fim de se perceber, a partir de suas metodologias de ensino, a diferença entre a teoria e a prática na formação profissional. Percebeu-se que, apesar dos professores estarem atuando concomitantemente nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UniCatólica, sua atuação está sendo desenvolvida, mesmo que em áreas e clientela diferenciada, competências profissionais semelhantes nos acadêmicos, preocupados com questões que englobam a atuação no mercado de trabalho e toda a sua gama de atribuições no que diz respeito ao desenvolvimento profissional para uma melhor atuação, reflexão e exercício da profissão.

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Biografia do Autor

Stania Nagila Vasconcelos Carneiro, Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Doutora em Ciências da Educação pela  Universidade Federal do Rio Grande do Su e Professora assistente da Universidade Estadual do Ceará.

Alessandra Bandeira Vieira, Centro Universitário de Quixadá, Brasil.

Especialista em Docência do Ensino Superior do Centro Universitário Católica de Quixadá e Assistente Financeiro Cont/Revisora de Provas da Faculdade Católica Rainha do Sertão.

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

CARNEIRO, S. N. V.; VIEIRA, A. B.; ALVES, M. M. A IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DOCENTE: diferenças nas práticas pedagógicas dos professores licenciados e bachareis no curso de educação física em uma IES em Quixadá-CE. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 527–541, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i3.31010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.31010. Acesso em: 25 abr. 2024.