CURRÍCULO, SEXUALIDADE E AÇÃO DOCENTE

desdobramentos discursivos e os sentidos produzidos no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54710

Palavras-chave:

Diversidade sexual, Currículo, Educação, Diferença

Resumo

Os estudos de gênero e sexualidade desde sempre se constituíram como uma questão polêmica, dividindo opiniões quanto a sua discussão no contexto escolar. Em geral as abordagens atinentes à sexualidade e gênero que perpassam o currículo escolar são instituídas a partir de conceitos ligados ao padrão da heteronormatividade. O objetivo dessa pesquisa consistiu em analisar a produção acadêmica sobre currículo, diversidade sexual e ação docente no contexto escolar e os sentidos construídos nesse movimento de construção de saberes. Para tanto, foi realizada um estado da arte a partir da análise de dissertações e teses, publicadas entre os anos de 2009 e 2019. Os achados apontaram para uma discussão ainda operada pelo viés biologizante, com enfoque na reprodução humana, tomando como argumento para explicar as posturas em relação ao assunto. A partir do levantamento bibliográfico, percebeu-se que ainda é escassa a discussão sobre currículo/políticas de currículo que abordem a temática de forma mais aprofundada, em termos de compreensões político-filosóficas, por vezes se apresentando de forma muito pontual e superficial. Em face do exposto considera-se que é necessário ampliar o debate na possibilidade de contribuir para que a escola possa pensar estratégias para lidar com essa questão, transformando-se em um espaço reconhecedor das diferenças.

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Biografia do Autor

Leonardo Agostinho da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e professor na Escola de Enfermagem Thereza Néo.

Meyre-Ester Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualemnte, Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio grande do Norte. 

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

SILVA, L. A. da; OLIVEIRA, M.-E. B. de . CURRÍCULO, SEXUALIDADE E AÇÃO DOCENTE: desdobramentos discursivos e os sentidos produzidos no contexto escolar . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 820–833, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54710. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54710. Acesso em: 28 dez. 2024.