À propos de cette revue

La Revue InterCultures (RICS) est une revue universitaire semestrielle, créée et dirigée par des chercheurs du Groupe de Recherche en Médiations Interculturelles, Négociations et Négociateurs Internationaux dans le Monde (MINNI Mundo - UFPB/CNPq), du Département de Médiations Interculturelles (DMI), du Centre des Sciences Humaines, Lettres et Arts (CCHLA), de l'Université Fédérale de Paraíba (UFPB).

Annonces

Revista InterCulturas- Chamada aberta para o dossiê: n. 2: Ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na educação linguística

2024-09-28

Chamada aberta para o dossiê: n. 2: Ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na educação linguística

 

O investimento em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) faz parte da agenda estratégica de diversos países, uma vez que esses três elementos “são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades” (Brasil, 2007, p. 29). A educação atrela-se diretamente a tais instrumentos, pois ela é a base para qualquer transformação significativa em CT&I. Ao mesmo tempo, há uma via de mão dupla, visto que as distintas manifestações de CT&I podem, igualmente, contribuir para os processos de ensino-aprendizagem. No Brasil, de acordo com os Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação 2021, publicados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em 2019, o Ministério da Educação foi o órgão que recebeu o maior percentual (53,7%) dos dispêndios do governo federal em ciência e tecnologia (Brasil, 2022).
Atualmente, grande parte da CT&I apoia-se nas tecnologias da informação e comunicação (TICs), marcadas pelo desenvolvimento de softwares, aplicativos e plataformas on-line de interação. Mais recentemente, temos presenciado o uso cada vez mais habitual de inteligências artificiais generativas para resolver tarefas do cotidiano, incluindo atividades comunicativas como a elaboração de textos escritos, por exemplo. A educação linguística, portanto, pode se valer de diversos mecanismos de ensino-aprendizagem que levem em conta diferentes aspectos da CT&I. A esse respeito, podemos destacar questões que englobam práticas didático-pedagógicas enriquecidas por tecnologias digitais, recursos para facilitar a aprendizagem de pessoas com deficiência, multiletramentos, letramentos para a compreensão da ciência e do uso eficiente de tecnologias digitais, entre outras.
Dado esse contexto, esta chamada busca agrupar pospostas que se dediquem aos diferentes impactos da CT&I na educação linguística. Nesse sentido, este dossiê temático pretende reunir trabalhos que problematizem os seguintes assuntos:


i) CT&I na educação linguística em línguas maternas;
ii) CT&I na educação linguística em línguas adicionais;
iii) CT&I na educação linguística intercultural;
iv) CT&I na testagem, avaliação e certificação de línguas;
v) Multiletramentos e educação linguística;
vi) Letramento científico e educação linguística;
vii) Letramento digital e educação linguística;
viii) Aplicativos e plataformas digitais na educação linguística;
ix) Realidade virtual e aumentada na educação linguística;
x) Acesso aberto e Recursos Educacionais Abertos (REA) na educação linguística;
xi) Inteligência artificial e educação linguística;
xii) Tecnologias digitais e tradução na sala de aula de línguas;
xiii) Tecnologias assistivas na educação linguística.

 

Referências
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento nacional: plano de ação 2007-2010. Brasília, 2007.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Indicadores nacionais de ciência, tecnologia e inovação 2021. Brasília, 2022.

Organizadores e organizadora:
Prof. Dr. Samuel Rufino de Carvalho (PUC-Rio)
Prof. Me. Iury Aragonez da Silva (UFG)
Profa. Dra. Neuda Alves do Lago (UFG)

 

Prazo de submissões: até 30 de outubro

Prazo de publicações: até dezembro de 2024, em fluxo contínuo.

Lire plus à propos de Revista InterCulturas- Chamada aberta para o dossiê: n. 2: Ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na educação linguística

Numéro courant

Vol. 1 No 1 (2024): Revista InterCulturas - Dossiê: Interculturalidade, línguas estrangeiras e o mundo do trabalho
					Afficher Vol. 1 No 1 (2024): Revista InterCulturas - Dossiê: Interculturalidade, línguas estrangeiras e o mundo do trabalho
Publiée: 2024-08-11

Capa

Editorial

  • Editorial

    Maria Rennally Soares da Silva, Alyanne de Freitas Chacon, Roberto Vilmar Satur
    e71101
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13293189

Apresentação

  • Apresentação

    Silvia Renata Ribeiro, Alyanne de Freitas Chacon, Maria Rennally Soares da Silva
    e70426
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13293199

Interculturalidade, línguas estrangeiras e o mundo do trabalho

Artigos de temas livres

Entrevistas

Colaboradores ad hoc

Voir tous les numéros