Über die Zeitschrift

Universidade Federal da Paraíba

Revista Literalmente

Editor-chefe: Prof. Dr. Hermano de França Rodrigues (UFPB)

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA
Prof. Dr. Hermano de França Rodrigues
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Ambiente 65)
Universidade Federal da Paraíba Campus I
Jardim Cidade Universitária, João Pessoa - PB, 58033-455

 

FOCO E ESCOPO

Revista LiteralMENTE é uma publicação eletrônica semestral (com edições em junho e dezembro) do LIGEPSI - Grupo de Pesquisa Literatura, Gênero e Psicanálise, da Universidade Federal da Paraíba, e tem por finalidade a divulgação de artigos, resenhas, ensaios e relatos de experiência relevantes para os estudos literários. A revista aceita colaborações vinculadas à teoria, à crítica e à história literárias, em especial, mas não exclusivamente, relacionadas ao estudo da Literatura e a sua interlocução com as ciências da subjetividade, de modo a vislumbrar o processo de subjetivação do ser humano, o mal-estar inerente à sua constituição e os reflexos do seu itinerário na cultura. Dossiês temáticos e os respectivos prazos para submissão de manuscritos são periodicamente divulgados pela comissão editorial. As seções Artigos de Temas LivresEnsaiosResenhas e Relatos de Experiência recebem textos em fluxo contínuo. São aceitos artigos escritos em português e inglês.

 

PERIODICIDADE

A Revista LiteralMENTE é uma publicação semestral, produzindo duas edições por ano, agrupadas em volumes. As publicações podem ser realizadas por meio de dossiês temáticos ou edições especiais.

Normalmente, a primeira edição é publicada no período de janeiro a junho. A segunda, de Julho a dezembro.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Revista LiteralMENTE oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Isso significa que os autores não serão cobrados de forma alguma para o envio, avaliação ou publicação de seus artigos.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação de trabalhos submetidos para publicação na Revista LiteralMENTE se dá nas seguintes instâncias:

1ª - O trabalho é analisado pela Equipe Editorial e/ou organizadores do número temático/dossiê, os quais fazem uma avaliação preliminar referente aos seguintes critérios: Adequação à linha editorial, ao escopo da Revista, à Seção indicadada ou à proposta do dossiêcumprimento do intervalo de seis meses, para publicação de artigos de mesma autoria (como autor ou coautor)cumprimento da exigência de titulação mínima de doutor para um dos autores em caso de submissão de trabalhos por graduados, graduandos e especialistascumprimento das normas para título, resumo e palavras-chaveenvio do arquivo contendo as credenciais de autoriainexistência de informações sobre a autoria no corpo do texto principal, de modo a respeitar o processo de avaliação duplo cega. O resultado dessa primeira etapa de avaliação é de 60 dias, contados a partir do início do processo editorial, podendo esse prazo ser encurtado ou ampliado de acordo com a demanda do fluxo avaliativo. Nessa fase, o trabalho pode ser recusado ou aprovado.

  • Caso seja recusado, o autor(a) é comunicado(a) via Sistema, podendo ele(a) fazer as devidas correções e realizar uma nova submissão.
  • Caso seja aprovado, o trabalho – sem identificação de autoria – é submetido à avaliação de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. Somente são publicados os trabalhos aprovados pelos dois pareceristas, e se atendidas pelo autor, quando houver, as modificações solicitadas. Havendo divergência entre os dois pareceres, um terceiro é solicitado. Durante todo o processo de avaliação duplo cego, as identidades dos avaliadores e autores são ocultadas de ambas as partes. 

Os critérios de avaliação dos artigos pelos pareceristas incluem:

  • Adequação aos critérios de submissão;
  • Adequação do título, resumo e palavras–chave ao conteúdo;
  • Qualidade da escrita em relação à correção sintática, gramatical e ortográfica;
  • Clareza do tema e definição dos objetivos;
  • Articulação coerente das ideias apresentadas;
  • Fundamentação da argumentação em dados empíricos ou bibliográficos consistentes;
  •  Qualidade da conclusão e das contribuições à área de conhecimento;
  • Qualidade da bibliografia adotada.

Estima-se que o tempo médio para esta etapa da avaliação é de até 60 dias. Entretanto, este tempo está condicionado ao fluxo de artigos e ao retorno dos pareceristas. Os resultados das avaliações podem ser: aceitarsolicitar modificações e rejeitar

Aceitar: o manuscrito segue para a próxima etapada do fluxo editorial;

Solicitar modificações: os pareceristas apontam as alterações recomendadas no corpo do artigo. O autor deve identificar no texto, as alterações. Ressalta-se que as alterações realizadas no texto não garantem sua aprovação automática. Nesse caso, o texto retornará ao pareceristas para uma 2ª rodada de avaliação e análise detalhada das modificações para o parecer final;

Rejeitar: os pareceristas apontam os motivos que levaram à reprovação do artigo, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futura submissão. Os artigos rejeitados, contendo observações dos avaliadores, são encaminhados aos autores, sem a identificação dos pareceristas.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E LICENCIAMENTO

Os autores aprovados mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os trabalhos publicados são simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC), a qual permite o compartilhamento mediante menção da autoria e sua publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.

 

POLÍTICA DE MONITORAMENTO DE MÁ-CONDUTA

A Revista LiteralMENTE adota uma política de verificação de má-condutas de todos os manuscritos submetidos em nosso sistema, o qual consiste no combate às seguintes práticas:

  • Invenção de dados ou resultados registrando ou relatando-os;
  • Manipulação de materiais, equipamentos ou processos de pesquisa, ou alterar ou omitir dados ou resultados obtidos, de modo que a pesquisa não seja representada com precisão em seu registro;
  • Publicação do mesmo manuscrito em outro periódico;
  • Apropriação de ideias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar crédito apropriado. Ação conhecida como plágio.

Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio em plataforma Anti-plágio, inclusive que detectam textos criados por Inteligência Artificial. Em caso de detecção de plágio ou outra má conduta, em qualquer uma das fases do processo de editoração (da submissão até a publicação), o autor será notificado, indicando o problema, e o manuscrito será arquivado e retirado do processo de publicação.

Casos de plágio detectados ou denunciados após a publicação dos artigos serão analisados pelo Comitê Editorial e, na havendo a confirmação, o artigo será removido da Revista de imediato, podendo ser aplicadas penalidades ao(s) autor(es) involvido(s).

 

FINANCIAMENTO

A Revista LiteralMENTE não cobra taxa de editoração (Article Processing Charges - APC), taxa de submissão ou publicação de artigos aos autores. 

 

ARQUIVAMENTO

A Revista LiteralMENTE utiliza a Rede de Preservação do PKP (PKP PN) e do sistema LOCKSS para o arquivamento seguro de seu material.