Sobre a Revista

Universidade Federal da Paraíba

Revista Literalmente

Editor-chefe: Prof. Dr. Hermano de França Rodrigues (UFPB)

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA
Prof. Dr. Hermano de França Rodrigues
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Ambiente 65)
Universidade Federal da Paraíba Campus I
Jardim Cidade Universitária, João Pessoa - PB, 58033-455

 

Foco e Escopo

Revista LiteralMENTE é uma publicação eletrônica semestral (com edições em junho e dezembro) do LIGEPSI - Grupo de Pesquisa Literatura, Gênero e Psicanálise, da Universidade Federal da Paraíba, e tem por finalidade a divulgação de artigos, resenhas, ensaios e relatos de experiência relevantes para os estudos literários. A revista aceita colaborações vinculadas à teoria, à crítica e à história literárias, em especial, mas não exclusivamente, relacionadas ao estudo da Literatura e a sua interlocução com as ciências da subjetividade, de modo a vislumbrar o processo de subjetivação do ser humano, o mal-estar inerente à sua constituição e os reflexos do seu itinerário na cultura. Dossiês temáticos e os respectivos prazos para submissão de manuscritos são periodicamente divulgados pela comissão editorial. As seções Artigos de Temas LivresEnsaiosResenhas e Relatos de Experiência recebem textos em fluxo contínuo. São aceitos artigos escritos em português e inglês.

 

Periodicidade

A Revista LiteralMENTE é uma publicação semestral, produzindo duas edições por ano, agrupadas em volumes. As publicações podem ser realizadas por meio de dossiês temáticos ou edições especiais.

Normalmente, a primeira edição é publicada no período de janeiro a junho. A segunda, de Julho a dezembro.

 

Política de Acesso Livre

A Revista LiteralMENTE oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Isso significa que os autores não serão cobrados de forma alguma para o envio, avaliação ou publicação de seus artigos.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Após o recebimento de uma trabalho, a Editoria e/ou a Conselho Editorial realiza uma avaliação preliminar para verificar se o mesmo está em acordo com o Escopo/Foco da revista e em conformidade com as Diretrizes para Autores. Estando em conformidade, o trabalho é encaminhado a, pelo menos, dois pareceristas entre os membros do Conselho Editorial ou entre consultores da comunidade acadêmica/científica especializados na temática.

No processo de avaliação pelos pares, as identidades dos avaliadores e dos autores são ocultadas de ambas as partes. Os resultados das avaliações podem ser: “aceito”, “aceito com modificações” e “rejeitado”. Os avaliadores observarão os seguintes critérios:
 
✎ Originalidade e contribuição em relação ao foto temático da Revista LiteralMENTE;
✎ Adequação do título, resumo e palavras–chave ao conteúdo;
✎ Relevância e novidade do tema abordado;
✎ Clareza do tema e dos objetivos;
✎ Qualidade da escrita, fluidez e organização estrutural do trabalho, e clareza dos argumentos;
✎ Consistência e pertinência das referências utilizadas.

A leitura cega do conteúdo pelos pares privilegia o anonimato dos autores e dos pareceristas com o objetivo de garantir a recomendação de publicação a mais imparcial possível, baseando-se, sobretudo, na mensuração da qualidade do texto avaliado. Realizada a avaliação, a Editoria e/ou a Comissão entra em contato com o autor, encaminhando a decisão.

Em caso de aceite para publicação, o autor deve proceder eventuais ajustes, a partir das recomendações dos pareceristas, enviando as versões seguintes dentro do prazo hábil para continuidade do cronograma. A aceitação final para publicação do texto fica condicionada à efetivação dos ajustes e à averiguação final, pela Editoria e/ou Conselho Editorial, do cumprimento integral das normas, das recomendações e dos processos de avaliação emitidos pela LiteralMENTE.

 

Declaração de Direitos Autorais e Licenciamento

Os autores aprovados mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os trabalhos publicados são simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC), a qual permite o compartilhamento mediante menção da autoria e sua publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.

 

Política de Monitoramento de Má-Conduta

A Revista LiteralMENTE adota uma política de verificação de má-condutas de todos os manuscritos submetidos em nosso sistema, o qual consiste no combate às seguintes práticas:

  • Invenção de dados ou resultados registrando ou relatando-os;
  • Manipulação de materiais, equipamentos ou processos de pesquisa, ou alterar ou omitir dados ou resultados obtidos, de modo que a pesquisa não seja representada com precisão em seu registro;
  • Publicação do mesmo manuscrito em outro periódico;
  • Apropriação de ideias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar crédito apropriado. Ação conhecida como plágio.

Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio em plataforma Anti-plágio, inclusive que detectam textos criados por Inteligência Artificial. Em caso de detecção de plágio ou outra má conduta, em qualquer uma das fases do processo de editoração (da submissão até a publicação), o autor será notificado, indicando o problema, e o manuscrito será arquivado e retirado do processo de publicação.

Casos de plágio detectados ou denunciados após a publicação dos artigos serão analisados pelo Comitê Editorial e, na havendo a confirmação, o artigo será removido da Revista de imediato, podendo ser aplicadas penalidades ao(s) autor(es) involvido(s).

 

Financiamento

A Revista LiteralMENTE não cobra taxa de editoração (Article Processing Charges - APC), taxa de submissão ou publicação de artigos aos autores. 

 

Arquivamento

A Revista LiteralMENTE utiliza a Rede de Preservação do PKP (PKP PN) e do sistema LOCKSS para o arquivamento seguro de seu material.