Sobre la revista
Universidade Federal da Paraíba
Revista Literalmente
Editor-chefe: Prof. Dr. Hermano de França Rodrigues (UFPB)
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA
Prof. Dr. Hermano de França Rodrigues
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Ambiente 65)
Universidade Federal da Paraíba Campus I
Jardim Cidade Universitária, João Pessoa - PB, 58033-455
FOCO E ESCOPO
Revista LiteralMENTE é uma publicação eletrônica semestral (com edições em junho e dezembro) do LIGEPSI - Grupo de Pesquisa Literatura, Gênero e Psicanálise, da Universidade Federal da Paraíba, e tem por finalidade a divulgação de artigos, resenhas, ensaios e relatos de experiência relevantes para os estudos literários. A revista aceita colaborações vinculadas à teoria, à crítica e à história literárias, em especial, mas não exclusivamente, relacionadas ao estudo da Literatura e a sua interlocução com as ciências da subjetividade, de modo a vislumbrar o processo de subjetivação do ser humano, o mal-estar inerente à sua constituição e os reflexos do seu itinerário na cultura. Dossiês temáticos e os respectivos prazos para submissão de manuscritos são periodicamente divulgados pela comissão editorial. As seções Artigos de Temas Livres, Ensaios, Resenhas e Relatos de Experiência recebem textos em fluxo contínuo. São aceitos artigos escritos em português e inglês.
PERIODICIDADE
A Revista LiteralMENTE é uma publicação semestral, produzindo duas edições por ano, agrupadas em volumes. As publicações podem ser realizadas por meio de dossiês temáticos ou edições especiais.
Normalmente, a primeira edição é publicada no período de janeiro a junho. A segunda, de Julho a dezembro.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A Revista LiteralMENTE oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Isso significa que os autores não serão cobrados de forma alguma para o envio, avaliação ou publicação de seus artigos.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
O processo de avaliação de trabalhos submetidos para publicação na Revista LiteralMENTE se dá nas seguintes instâncias:
1ª - O trabalho é analisado pela Equipe Editorial e/ou organizadores do número temático/dossiê, os quais fazem uma avaliação preliminar referente aos seguintes critérios: Adequação à linha editorial, ao escopo da Revista, à Seção indicadada ou à proposta do dossiê; cumprimento do intervalo de seis meses, para publicação de artigos de mesma autoria (como autor ou coautor); cumprimento da exigência de titulação mínima de doutor para um dos autores em caso de submissão de trabalhos por graduados, graduandos e especialistas; cumprimento das normas para título, resumo e palavras-chave; envio do arquivo contendo as credenciais de autoria; inexistência de informações sobre a autoria no corpo do texto principal, de modo a respeitar o processo de avaliação duplo cega. O resultado dessa primeira etapa de avaliação é de 60 dias, contados a partir do início do processo editorial, podendo esse prazo ser encurtado ou ampliado de acordo com a demanda do fluxo avaliativo. Nessa fase, o trabalho pode ser recusado ou aprovado.
- Caso seja recusado, o autor(a) é comunicado(a) via Sistema, podendo ele(a) fazer as devidas correções e realizar uma nova submissão.
- Caso seja aprovado, o trabalho – sem identificação de autoria – é submetido à avaliação de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. Somente são publicados os trabalhos aprovados pelos dois pareceristas, e se atendidas pelo autor, quando houver, as modificações solicitadas. Havendo divergência entre os dois pareceres, um terceiro é solicitado. Durante todo o processo de avaliação duplo cego, as identidades dos avaliadores e autores são ocultadas de ambas as partes.
Os critérios de avaliação dos artigos pelos pareceristas incluem:
- Adequação aos critérios de submissão;
- Adequação do título, resumo e palavras–chave ao conteúdo;
- Qualidade da escrita em relação à correção sintática, gramatical e ortográfica;
- Clareza do tema e definição dos objetivos;
- Articulação coerente das ideias apresentadas;
- Fundamentação da argumentação em dados empíricos ou bibliográficos consistentes;
- Qualidade da conclusão e das contribuições à área de conhecimento;
- Qualidade da bibliografia adotada.
Estima-se que o tempo médio para esta etapa da avaliação é de até 60 dias. Entretanto, este tempo está condicionado ao fluxo de artigos e ao retorno dos pareceristas. Os resultados das avaliações podem ser: aceitar, solicitar modificações e rejeitar.
Aceitar: o manuscrito segue para a próxima etapada do fluxo editorial;
Solicitar modificações: os pareceristas apontam as alterações recomendadas no corpo do artigo. O autor deve identificar no texto, as alterações. Ressalta-se que as alterações realizadas no texto não garantem sua aprovação automática. Nesse caso, o texto retornará ao pareceristas para uma 2ª rodada de avaliação e análise detalhada das modificações para o parecer final;
Rejeitar: os pareceristas apontam os motivos que levaram à reprovação do artigo, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futura submissão. Os artigos rejeitados, contendo observações dos avaliadores, são encaminhados aos autores, sem a identificação dos pareceristas.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E LICENCIAMENTO
Os autores aprovados mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os trabalhos publicados são simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC), a qual permite o compartilhamento mediante menção da autoria e sua publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
POLÍTICA DE MONITORAMENTO DE MÁ-CONDUTA
A Revista LiteralMENTE adota uma política de verificação de má-condutas de todos os manuscritos submetidos em nosso sistema, o qual consiste no combate às seguintes práticas:
- Invenção de dados ou resultados registrando ou relatando-os;
- Manipulação de materiais, equipamentos ou processos de pesquisa, ou alterar ou omitir dados ou resultados obtidos, de modo que a pesquisa não seja representada com precisão em seu registro;
- Publicação do mesmo manuscrito em outro periódico;
- Apropriação de ideias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar crédito apropriado. Ação conhecida como plágio.
Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio em plataforma Anti-plágio, inclusive que detectam textos criados por Inteligência Artificial. Em caso de detecção de plágio ou outra má conduta, em qualquer uma das fases do processo de editoração (da submissão até a publicação), o autor será notificado, indicando o problema, e o manuscrito será arquivado e retirado do processo de publicação.
Casos de plágio detectados ou denunciados após a publicação dos artigos serão analisados pelo Comitê Editorial e, na havendo a confirmação, o artigo será removido da Revista de imediato, podendo ser aplicadas penalidades ao(s) autor(es) involvido(s).
FINANCIAMENTO
A Revista LiteralMENTE não cobra taxa de editoração (Article Processing Charges - APC), taxa de submissão ou publicação de artigos aos autores.
ARQUIVAMENTO
A Revista LiteralMENTE utiliza a Rede de Preservação do PKP (PKP PN) e do sistema LOCKSS para o arquivamento seguro de seu material.