ELEMENTOS CONSTITUTIVOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA NOS DOCUMENTOS ANALISADOS NA PESQUISA

Autores

  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin
  • Sidneya Magaly Gaya

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores de Pedagogia, Currículo

Resumo

O presente artigo constitui parte da pesquisa documental e bibliográfica sobre a configuração do atendimento às particularidades para a Educação de Jovens e Adultos na formação de professores em cursos de Pedagogia, em Santa Catarina, após as novas diretrizes curriculares nacionais (2005/2006) desse curso. Mediante as categorias etárias/sociais dos sujeitos a quem se destina a educação básica, consideram-se as concepções de escolarização, currículo e relações de poder com base em autores como Apple (2008), Bourdieu (1982, 1994, 1998) e Giroux (1987, 1997) e se constatou uma desigualdade valorativa nas matrizes curriculares nas proposições do atendimento formativo para os processos de escolarização básica, ao negligenciar a EJA nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02.07.2013

Como Citar

LAFFIN, M. H. L. F.; GAYA, S. M. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA NOS DOCUMENTOS ANALISADOS NA PESQUISA. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 38–57, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/16335. Acesso em: 29 mar. 2024.