A escolarização de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE): Políticas e práticas pedagógicas.

Autores

  • Edilania Reginaldo Alves URCA

Palavras-chave:

Educação Especial Inclusiva. Escolarização. Conhecimento Científico.

Resumo

Resumo: Durante muito tempo os alunos com Necessidades Especiais (NE) foram excluídos das escolas, ou “separados” em instituições especiais. Atualmente, a legislação, com a política promoveu a sua entrada nas escolas de ensino comum, entretanto, as iniciativas educacionais da atual política resultaram em discussões que se amparam no modo em que estas estão sendo implementadas, posto que, a organização educacional não oferece condições objetivas para que este alunado obtenha um processo de escolarização satisfatório. Diante deste cenário, tínhamos o ensejo de constatar como se dá o processo de escolarização de alunos com NE, bem como também a qualidade da oferta desse ensino, pontuando o valor atribuído ao conhecimento científico para este educando. Desse modo, para que o questionamento estruturado fosse respondido, utilizamos como proposta metodológica a abordagem qualitativa, no qual recorremos como fonte à pesquisa bibliográfica. As variáveis apresentadas nesta pesquisa demonstram que a condição educacional do aluno com NE é preocupante, pois a educação oferecida a este segmento coloca a margem o estudo dos conteúdos acadêmicos que constituem um elemento indispensável para orientação de sua ação política, posto que, a “inclusão” educacional centra-se apenas na concessão do acesso a escola.

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Biografia do Autor

Edilania Reginaldo Alves, URCA

Especializada em Libras pela UCESP-União Cultural do Estado de São Paulo.Especialista em Educação Especial Inclusiva com ênfase no AEE, pela FJN-Faculdade de Juazeiro do Norte-CE

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Publicado

03.03.2014

Como Citar

ALVES, E. R. A escolarização de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE): Políticas e práticas pedagógicas. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 110–124, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/17798. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação