A escolarização de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE): Políticas e práticas pedagógicas.

Autores

  • Edilania Reginaldo Alves URCA

Palavras-chave:

Educação Especial Inclusiva. Escolarização. Conhecimento Científico.

Resumo

Resumo: Durante muito tempo os alunos com Necessidades Especiais (NE) foram excluídos das escolas, ou “separados” em instituições especiais. Atualmente, a legislação, com a política promoveu a sua entrada nas escolas de ensino comum, entretanto, as iniciativas educacionais da atual política resultaram em discussões que se amparam no modo em que estas estão sendo implementadas, posto que, a organização educacional não oferece condições objetivas para que este alunado obtenha um processo de escolarização satisfatório. Diante deste cenário, tínhamos o ensejo de constatar como se dá o processo de escolarização de alunos com NE, bem como também a qualidade da oferta desse ensino, pontuando o valor atribuído ao conhecimento científico para este educando. Desse modo, para que o questionamento estruturado fosse respondido, utilizamos como proposta metodológica a abordagem qualitativa, no qual recorremos como fonte à pesquisa bibliográfica. As variáveis apresentadas nesta pesquisa demonstram que a condição educacional do aluno com NE é preocupante, pois a educação oferecida a este segmento coloca a margem o estudo dos conteúdos acadêmicos que constituem um elemento indispensável para orientação de sua ação política, posto que, a “inclusão” educacional centra-se apenas na concessão do acesso a escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilania Reginaldo Alves, URCA

Especializada em Libras pela UCESP-União Cultural do Estado de São Paulo.Especialista em Educação Especial Inclusiva com ênfase no AEE, pela FJN-Faculdade de Juazeiro do Norte-CE

Referências

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: SEESP/MEC, 2008.

CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. A Deficiência mental como produção social: de Itard à abordagem histórico-cultural. In: BAPTISTA, Cláudio Roberto. (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2009.p.137-148.

CARVALHO, Alfredo Roberto de. Inclusão social e as pessoas com deficiência: uma análise na perspectiva crítica. Dissertação – (Mestrado) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2009.178 f.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 4 ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. - (Coleção educação contemporânea).

GÓES, Maria Cecília Rafael de. Desafios da Inclusão de alunos especiais: A escolarização do aprendiz e sua constituição como pessoa. In: GÓES, Maria Cecília Rafael de; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. (Org.) Políticas e Práticas de Educação Inclusiva. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007- (Coleção educação contemporânea).p.69-92.

MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva; CARDOSO, Ana Paula Lima Barbosa. Educação Especial e Educação Inclusiva: conceitos e políticas educacionais. In: MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva. (Org.) Educação Inclusiva: escolarização, política e formação docente. Brasília: Liber Livro, 2011.p.13-33.

MATOS, Kelma Socorro Lopes; VIEIRA, Sofia Lerche. Pesquisa: o prazer de conhecer. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes; VIEIRA, Sofia Lerche. Pesquisa Educacional: o prazer de conhecer. Fortaleza-CE: Edições Demócrito Rocha/UECE, 2001.p.21-38.

PADILHA, Anna Maria Lunardi.O que fazer para não excluir Davi,Hilda,Diogo... In: GÓES, Maria Cecília Rafael de; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. (Org.) Políticas e Práticas de Educação Inclusiva. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007- (Coleção educação contemporânea).p.93-120.

SKLIAR, Carlos. Abordagens sócio-antropológicas em educação especial. In: SKLIAR, Carlos (Org.) Educação & Exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.p.5-14.

THOMASINI, Maria Elisabete Archer. Expatriação social e a segregação institucional da diferença: reflexões. In: BIANCHETTI, Lucídio. FREIRE, Ida Maria. (Org.) Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. Campinas: Papirus,1998. p. 111-133.

VIGOTSKI, L.S.Obras escogitas II. Madri, Centro de Publicaciones del MEC e Visor Distribubiones,1993.

Publicado

03.03.2014

Como Citar

ALVES, E. R. A escolarização de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE): Políticas e práticas pedagógicas. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 110–124, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/17798. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação