DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL, A EDUCAÇÃO POPULAR E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: Uma experiência na formação de alfabetizadores do DF-Alfabetizado, 2012
Palavras-chave:
Alfabetização, Letramentos, EJA, Sistema Público, Distrito Federal.Resumo
Analisar processos formativos na Educação de Jovens e Adultos a fim de refletir com novos olhares acerca de saberes e especificidades da alfabetização e letramentos nas várias áreas de conhecimento da educação de trabalhadores jovens e adultos da rede pública do Distrito Federal, bem como a respeito da formação ao longo da vida para o mundo do trabalho, repensando renovadoras práticas de ensino-aprendizagem.Downloads
Referências
BATISTA, Carmyra O. Painel de Releitura. Orientação para a avaliação no Curso de alfabetizadores populares, coordenadores e tradutores e intérpretes de LIBRAS do DF Alfabetizado. Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação-EAPE/SEEDF, 2012. mimeo
BOTTECHIA, Juliana A. A. & SANTOS, Wildson L. P. “Cultura Química e a Prática do Professor: um desafio a ser transposto”. In Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, 08 a 13 de novembro de 2009. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil, 2009.
BOTTECHIA, Juliana A. A.; SILVA, Robson S. C. & FIGUEIREDO, Kattia de J. A. A. “Formação de professores em contexto de precarização do trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos: uma experiência no Distrito Federal”. ISSN 2176-1868 _ artigo_148. In: Anais do II Congresso Internacional de Educação de Ponta Grossa: Educação, Trabalho e Conhecimento: desafios de novos tempos – CIEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa, 27 a 29 de maio de 2010, Ponta Grossa-PR, Brasil, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia do Livro Didático/ PNLD 2004. Brasília: MEC, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar: GESTAR II. Caderno de Teoria e Prática 3. Gêneros e tipos textuais (por Maria Luiza Monteiro Sales Corôa). Brasília, 2008.
BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios -PNAD, 2009.
BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios -PNAD, 2010.
BRASILIA. CODEPLAN. Pesquisa Distrital de Amostra por Domicílios – PDAD, 2004.
D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. Uma história concisa da Matemática no Brasil. Petrópolis: RJ, 2008.
FONSECA, Maria da Conceição F. R. Educação Matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 36a ed. São Paulo: Cortez, 1998.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia – o cotidiano do Professor. 9ª Edição, Rio de Janeiro: Paz na Terra, 1986.
LOPES, Alice C. Cultura e diferença nas Políticas de Currículo: a discussão sobre hegemonia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
REIS, Renato H. dos. A Constituição do ser humano: Amor-poder-saber na educação/alfabetização de jovens e adultos. Coedição - Brasília: Universidade de Brasília, 2011.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas faces. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: Anped, nº 25, p. 8-9, jan./abr., 2004.
UNESCO/MEC. Marco de Ação de Belém, VI CONFITEA, abril. Brasília, 2010.
UNESCO, Relatório Global Sobre Aprendizagem e Educação de Adultos. Brasília, 2010a.
Sítio: www.forumeja.org.br
Sítio: www.forumeja.org.br/distritofederal