INTRODUÇÃO AS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS BÁSICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO MAPA DO CORPO

Autores

  • Andresa Lourenço da Silva Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Educação, Formação de Professores

Resumo

No trabalho desenvolvido são relatadas experiências de práticas pedagógicas ministradas na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia do Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Umuarama-PR em 2011. A preocupação dos acadêmicos de Pedagogia era como trabalhar de maneira lúdica e criativa as primeiras noções espaciais com as crianças da rede de ensino. Para isso, sugerimos como recurso didático a elaboração do Mapa do Corpo. A intenção foi apresentar um exemplo de atividade que contribui para a prática pedagógica dos futuros professores nas aulas de Geografia da educação básica. O percurso metodológico adotado neste trabalho foi a pesquisa qualitativa, a qual envolveu levantamento bibliográfico, leituras e elaboração do mapa. Os resultados obtidos indicaram que através da atividade do Mapa do Corpo os acadêmicos perceberam que as aulas de Geografia podem ser atrativas e dinâmicas, e que essa linguagem cartográfica é um caminho profícuo para se trabalhar as primeiras noções espaciais com os alunos da rede de ensino

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Biografia do Autor

Andresa Lourenço da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Integrante do grupo de pesquisa: Organização Espacial e Modernização no Norte do Paraná; Linha de Pesquisa: Urbanização e Produção da Cidade; Bolsista da CAPES.

Publicado

06.04.2014

Como Citar

SILVA, A. L. da. INTRODUÇÃO AS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS BÁSICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO MAPA DO CORPO. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 45–55, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/18797. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas