Descolonizar futuros: Relações Internacionais, Feminismo e Política
CUERPOS, TERRITORIOS Y POTENCIA FEMINISTA LATINOAMERICANA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2024v9n1.65884Palavras-chave:
teoria de las relaciones internacionales, genero, cuerpo, politica, movimientos socialesResumo
Neste artigo revisitamos noções de política desde uma perspectiva feminista e descolonial latino-americana, trazendo outras formas de ação política desde a crítica ao conhecimento e ao conceito de gênero e desde a relação corpo-território. A questão que percorre o artigo é como descolonizar a política partindo dos aportes dos feminismos, dos movimentos de mulheres e das lideranças indígenas. Não há uma resposta precisa, mas alguns caminhos são anunciados para o desejo de transformação das relações desiguais e hierárquicas de gênero presentes na América Latina. O argumento é composto por uma revisão crítica da literatura e a originalidade do artigo reside no diálogo interdisciplinar dentro e fora da academia, questionando modismos acadêmicos em direção a outras formas de conceber a política e de agir politicamente. Concluímos que a materialidade da política de gênero na América Latina se expressa em corpos- territórios que integram a dimensão coletiva de um projeto futuro, o que abre novas agendas de estudo sobre política e transforma as já existentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tchella Maso, Tchenna Fernandes Maso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).