DA SALA DE AULA AO TERRITÓRIO

Experiências Extensionistas na Formação Docente em Geografia Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2026v2n1.76608

Palavras-chave:

Geografia Cultural; Identidade; Extensão Universitária; Diversidade Cultural.

Resumo

O estágio de docência em Geografia Cultural, realizado no Instituto de Geociências da UFRGS entre março e agosto de 2024, teve como objetivo integrar ensino, pesquisa e extensão, promovendo reflexões sobre cultura, identidade e espaço geográfico. A experiência buscou compreender as manifestações culturais no cotidiano, valorizando os saberes locais e estimulando o diálogo entre universidade e comunidade. Com a transição para o ensino remoto, em razão das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, foram desenvolvidas metodologias adaptativas que possibilitaram a continuidade do aprendizado e a realização de atividades extensionistas, como oficinas e pesquisas sobre práticas culturais regionais. A avaliação contínua e o protagonismo estudantil fortaleceram a formação crítica e cidadã, consolidando a importância da Geografia Cultural como campo de conhecimento comprometido com a valorização da diversidade e o desenvolvimento social.

Palavras-chave: Geografia Cultural; Identidade; Extensão Universitária; Diversidade Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gutemberg Cardoso da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Psicologia das Organizações e do trabalho pela Faculdade Alfa América, Graduado em Relações Públicas e Turismo pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB), e em Administração pela Universidade Estácio. Membro do Grupo de Pesquisa Turismo e Sociedade (UFPR).

Rosa Maria Vieira Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UFRGS, Mestre em Sociologia Rural pela UFRGS e doutora em Geografia pela Université de Poitiers (1998).

Referências

ALMEIDA, L. F. Tecnologia na Educação: o que os professores precisam saber. São Paulo: Editora Educacional, 2019.

CLAVAL, P. Geografia Cultural: identidades e espaços. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

COSTA, M. R.; LIMA, T. A. Turismo comunitário: perspectivas e práticas. Rio de Janeiro: Editora Universitária, 2020.

HALL, S. Cultural identity and diaspora. In: Identity: community, culture, difference. London: Lawrence & Wishart, 1997.

MACCANNELL, D. The tourist: a new theory of the leisure class. New York: Schocken Books, 1976.

SILVA, J. A.; SOUZA, P. R. Práticas pedagógicas e educação crítica: conexões entre teoria e realidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021.

Downloads

Publicado

19.03.2026

Como Citar

Cardoso da Silva, G., & Vieira Medeiros, R. M. (2026). DA SALA DE AULA AO TERRITÓRIO: Experiências Extensionistas na Formação Docente em Geografia Cultural. Sanhauá – Revista De Extensão Da UFPB, 2(1), 4–12. https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2026v2n1.76608

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.