Jogos jornalísticos: os newsgames no processo de aprendizagem

Autores

  • Alexandre André Santos Pereira
  • Ian Lucca Pacheco do Rosário
  • Jean Carlos da Silva Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n10.48285

Palavras-chave:

Jogos na Educação, Gamificação, Jogos jornalísticos, Newsgames, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo trata da inserção estratégica dos newsgames no processo de aprendizagem. Investiga as potencialidades dos jogos jornalísticos no fomento de habilidades e competências educacionais do século XXI. Versa sobre um estudo de natureza descritiva que buscou, por meio de pesquisa bibliográfica, conhecer os principais estudos acerca dos Jogos na Educação e discutir os aspectos conceituais a respeito dos Nativos Digitais, da Geração C e dos Newsgames (novo modelo de jornalismo que une o entretenimento com a informação na linguagem e narrativa dos games). Verifica que os jogos jornalísticos utilizados em sala de aula estimulam a capacidade cognitiva e criativa dos alunos, que as notícias exigem reflexão e criticidade dos jogadores e que os newsgames aguçam a curiosidade de seus participantes, aumentando o interesse pela pesquisa e conhecimento transmitidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-12

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS