Imprensa, videogames e exploração de trabalho: os efeitos sobre as denúncias de crunch na indústria de games

Autores

  • Kennet Anderson da Cruz Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n08.54597

Palavras-chave:

Jornalismo de Videogames, Crunch, Exploração de Trabalho, Indústria de Games.

Resumo

Muitas vezes normalizado dentro dos ambientes de trabalho, o crunch na indústria de games é uma prática que explora desenvolvedores para além do limite de suas horas trabalhadas, causando sérios problemas na vida dessas pessoas como doenças mentais, desestabilizações familiares e abandono da carreira profissional. Entretanto, no decorrer dos anos, tal prática vem sendo cada vez mais visibilizada pelos veículos de comunicação, o que está gerando um sentimento de injustiça pelas comunidades de games e pressão pela mudança dessa cultura. Este artigo, portanto, aborda como o jornalismo especializado em videogames vem demonstrando um papel importante na denúncia do crunch e como sua atuação vem causando resultados significados, observáveis por meio de pesquisas de órgãos que tratam sobre a satisfação dos desenvolvedores.

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Publicado

2020-08-17

Edição

Seção

Artigos