Análise dos sentimentos dos usuários do Twitter em relação às marcas Havan, Madero e Giraffas: um estudo a partir dos posicionamentos dos seus proprietários na pandemia do covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n2.57701Palavras-chave:
Análise de sentimento, Rede social, Marca.Resumo
O uso da análise de sentimento tem sido ampliado no meio acadêmico por permitir a tradução de grande volume de dados em informações úteis sobre o comportamento da população. Este artigo propõe analisar os sentimentos dos usuários do Twitter em relação aos posicionamentos dos donos da Havan, Madero e Giraffas durante a pandemia do covid 19. Trata-se de um estudo de caso múltiplo com análise de conteúdo quantitativa, com dados coletados a partir dos depoimentos dos usuários do Twitter a partir de uma API, aplicando a linguagem Python e o web scraping Phantombuster. Conclui-se que houve um posicionamento dos empresários contrário ao isolamento social e que os tweets relacionados à marca após esta repercussão foram carregados de termos pejorativos. Por fim, foi possível perceber que, em todos os casos, houve aumento na representação negativa e redução nos sentimentos positivos, apresentando uma correlação entre os posicionamentos e a repercussão na sociedade relacionada à marca.