Políticas públicas em educação financeira em Portugal e no Brasil: uma comparação com dados do PISA (2022)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n09.75823Palavras-chave:
Educação Financeira. Políticas públicas. Literacia financeira. PISA 2022. Brasil e Portugal.Resumo
Este estudo busca analisar como Brasil e Portugal têm tratado a Educação Financeira no âmbito de suas políticas públicas e quais resultados foram obtidos na avaliação internacional do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em sua edição de 2022. Fundamentada em uma metodologia qualitativa e investigativa, a apreciação documental abrange registros oficiais dos governos, informes de entidades globais e dados numéricos atualizados. Os resultados apontam as diferenças estruturais nas estratégias adotadas por cada país, bem como indicativos relevantes sobre a literacia financeira, ou seja, o nível de alfabetização financeira de seus estudantes. Conclui-se que o fortalecimento de políticas públicas voltadas à educação financeira é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e preparada economicamente.



