Panorama das políticas culturais para indústria dos jogos digitais no Brasil e no Piauí (2010-2020)

Autores

  • Fernando Buenos Aires
  • José Edemir da Silva Anjo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n6.63286

Palavras-chave:

Jogos Digitais. Políticas Culturais. Economia Criativa.

Resumo

Com a propagação massiva das novas tecnologias digitais pelo globo, nas últimas décadas, ocorreu uma forte adesão e procura pelo universo dos jogos digitais. A partir desse movimento histórico-econômico, no estudo, objetivou-se analisar a conjuntura das políticas públicas culturais no fomento ao setor de jogos digitais, além de investigar e descrever o cenário dos últimos 10 anos referente ao mercado de jogos digitais, no Brasil, e compreender os dilemas para a consolidação do setor criativo de jogos digitais no estado do Piauí. Assim, na pesquisa, identificou-se que o mercado brasileiro é um mercado consumidor e não, necessariamente, desenvolvedor de jogos digitais, pois os dados colhidos apontam um tímido crescimento. Não há políticas públicas objetivas de incentivo à cultura dos jogos digitais, no Estado do Piauí; e as poucas políticas culturais, em nível nacional, ainda são omissas no tocante ao tema dos jogos digitais.

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Publicado

2022-06-21

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS