Adoção do Programa Seis Sigma em um Fornecedor Automotivo: Análise de Fatores Relevantes na Implementação

Authors

  • Camila Almeida Rosa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Paulo A. Cauchick Miguel Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2012v2i2-14153

Abstract

Desde o desenvolvimento do conceito de Seis Sigma pela Motorola nos anos 1980, as constantes mudanças tornaram o mercado cada vez mais competitivo e exigente, principalmente no setor automotivo. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar resultados referentes a um estudo de caso da adoção do programa Seis Sigma em um fornecedor automotivo no estado de São Paulo. O trabalho busca identificar características sobre o uso do Seis Sigma, tais como implementação, ferramentas aplicadas, seleção de projetos, capacitação envolvida e resultados obtidos com os projetos, além de verificar se os fatores críticos para o sucesso do programa citados na teoria condizem com a realidade da empresa. Como conclusão principal, o estudo indica que a empresa contou, ao longo da implantação, com diversos fatores em conformidade com a teoria, com grande foco no quesito de treinamento dos colaboradores. Esse foco pode ser considerado como um dos principais fatores do sucesso do programa na organização estudada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo A. Cauchick Miguel, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

PhD em Manufacturing Engineering pela Universidade de Birmingham, UK Livre Docente pela Escola Politécnica da USP

Published

2013-04-07

How to Cite

Rosa, C. A., & Cauchick Miguel, P. A. (2013). Adoção do Programa Seis Sigma em um Fornecedor Automotivo: Análise de Fatores Relevantes na Implementação. Theory and Practice in Administration - TPA, 2(2), 151–173. https://doi.org/10.21714/2238-104X2012v2i2-14153

Issue

Section

Artigos de Pesquisa (Research Papers)