Work passion e carreira proteana

Um estudo sobre policiais e bombeiros militares em missões de paz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n1.59503

Resumo

Objetivos: analisar a relação entre a work passion e as escolhas da carreira de policiais e bombeiros militares brasileiros em participarem de missões de paz da ONU. Metodologia/abordagem: A abordagem de pesquisa foi qualitativa, sob estratégia de estudo qualitativo básico. Foram entrevistados oito policiais militares e um bombeiro militar participantes em missões de paz por meio de entrevistas semi-estruturadas e a análise, deu-se com o auxílio de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Principais resultados: Percebeu-se que a relação entre work passion e escolhas de carreira dá-se em uma relação cíclica e a work passion foi vista como um elemento emocional presente no “autodirecionamento” do indivíduo, sendo este uma das bases da carreira proteana. Contribuições acadêmicas: propõe-se o entrelaçamento entre a work passion e o desenvolvimento da carreira proteana, enfatizando-se a dimensão emocional presente nas decisões racionais que os trabalhadores tomam ao longo do seu crescimento profissional. Contribuições práticas: Evidenciou-se que mesmo em organizações consideradas tradicionais, em seus aspectos de carreira, existem possibilidades de escolhas características da carreira proteana. Nesse sentido, buscou-se publicizar acerca da participação de profissionais em missões de paz, as quais podem representar uma oportunidade de crescimento profissional e emocional, destacando-se a relevância que a work passion possui diante das decisões de carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samantha Frohlich , UFPR- Universidade Federal do Paraná

Professora Colaboradora no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue (SET) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Estudante de Doutorado em Administração (PPGADM) com foco na linha de pesquisa de Estratégia e Análise Organizacional (EAO) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Acadêmica do curso de Administração na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Pesquisadora no projeto intitulado Processos Organizacionais, História e Memória Organizacional: Novas Perspectivas para o Estudo das Capacidades Dinâmicas nas Organizações Brasileiras; no grupo de pesquisa Secretariado Executivo Bilíngue (GPSEB) e no grupo de pesquisa Dimensões Humanas nas Organizações (DHUO). Possui experiência em projetos de extensão e desenvolvimento de material didático (FAE). Membro do European Group for Organizational Studies (EGOS), Sócia efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC) e Voluntária/Sócia no Leo Clube de Curitiba Batel (LEO). https://www.researchgate.net/profile/Samantha-Frohlich

Camilla Fernandes, UFPR- Universidade Federal do Paraná

Atualmente é acadêmica e bolsista CAPES do programa de Doutorado em Administração (PPGADM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com ênfase na linha de pesquisa em Estratégia e Análise Organizacional. Atua no grupo de pesquisa DHUO - Dimensões Humanas nas Organizações e é membra do European Group for Organizational Studies (EGOS) e também do The European Council for Small Business and Entrepreneurship (ECBS). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, tem mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Os interesses de pesquisa voltam-se à estratégia, estudos organizacionais, mulher nas organizações, empreendedorismo e administração pública.

Mara Rosalia Ribeiro Silva, UFPR- Universidade Federal do Paraná

Sou doutoranda em Administração na Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Estratégia e Análise Organizacional. Tenho mestrado em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará, com foco na linha de pesquisa Organizações, Estratégia e Sustentabilidade (2019). Possuo graduação no Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2017) e em Tecnologia em Hotelaria pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2011). Sou integrante do Grupo de Pesquisa DHUOS (Dimensões Humanas nas Organizações & Estratégia) na Universidade Federal do Paraná. Tenho interesse em pesquisas qualitativas em temáticas ligadas às emoções no contexto organizacional (work passion, empatia), gênero (liderança feminina, mulheres negras nas organizações) e empreendedorismo (competências empreendedoras, aprendizagem empreendedora, empreendedorismo feminino).

Mariane Lemos Lourenço, UFPR- Universidade Federal do Paraná

Mariane Lemos Lourenço é Professora do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do EGOS (European Group for Organizational Studies) e do EIASM (European Institute for Advanced Studies in Management). Doutora em Psicologia com tese relacionada a Estratégia e Análise das Organizações pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora na área de Estratégia e Análise das Organizações, pesquisando especialmente os temas: identidade, cultura, emoções no contexto organizacional, diversidade (a questão feminina, e, o processo de envelhecer na carreira), conflitos trabalho família, mudança, estratégia e poder nas organizações. Docente e Pesquisadora do ensino superior em Administração e Psicologia nas grandes áreas de: Estratégia e Análise das Organizações, Comportamento Organizacional, Psicologia Aplicada a Administração e Metodologia Científica.

Downloads

Publicado

2021-09-27

Como Citar

Frohlich, S., Fernandes, C., Rosalia Ribeiro Silva, M. ., & Lemos Lourenço, M. (2021). Work passion e carreira proteana: Um estudo sobre policiais e bombeiros militares em missões de paz. Teoria E Prática Em Administração, 12(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n1.59503

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)