Adoção de Social Media Marketing por Micro e Pequenas Empresas: Estudo exploratório no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2024v14n2.69427Palavras-chave:
adoção de social media marketing, empreendedores, micro e pequenas empresasResumo
Objetivo: O uso de Social Media Marketing (SMM) por empresas tem sido bastante pesquisado na literatura contemporânea, principalmente nos últimos anos, entretanto, no contexto de micro e pequenas empesas, sobretudo no contexto brasileiro, ainda é incipiente o conhecimento acerca da adoção desse tipo de ferramenta. Logo, o presente trabalho se propôs a explorar fatores inerentes à adoção de Social Media Marketing na perspectiva de micro e pequenos empreendedores. Metodologia: Pesquisa qualitativa com caráter exploratório, que foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a 20 micro e pequenos empreendedores e corpus submetido à análise de conteúdo com auxílio do software ATLAS.ti. Principais resultados: Os empreendedores perceberam vantagens de utilizar a ferramenta, de maneira geral. Os condicionantes facilidade, agilidade, engajamento, custo, investimentos, mão de obra e utilidade, e as barreiras complexidade, investimentos, engajamento, conhecimento e mão de obra foram alguns dos achados, assim como também observou que o uso do SMM trouxe resultados como aumento do faturamento e de clientes. Contribuições acadêmicas: O trabalho contribui ao passo em que explora, identifica e sistematiza fatores associados à adoção de SMM, assim como pode servir de subsídio para a capacitação por meio de projetos, orientações e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas estimulando o empreendedorismo no país. Contribuições práticas: Entende-se que tem um valor de sistematizar o entendimento dos empreendedores com relação aos condicionantes e barreiras dessa ferramenta, além de evidenciar que as micro e pequenas empresas utilizam a ferramenta para fins de promoções, comercialização e maior visibilidade.
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