A contribuição do Bildungsroman na formação educacional e na ética contemporânea

Autores

  • Wesley Felipe de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Cinthia Berwanger Pereira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2019.45892

Resumo

A função desempenhada pelas disciplinas de humanidades na formação moral e educacional dos indivíduos e sua importância para a democracia será discutida neste artigo através do conceito de Bildungsroman, designado como romance de formação. Esse conceito literário abrange uma dimensão ética-pedagógica e será analisado em seu desenvolvimento histórico e de que modo as questões éticas contemporâneas podem ser refletidas a partir da literatura em função de sua capacidade de desenvolver a habilidade designada por Martha Nussbaum de imaginação narrativa. Esses conceitos serão investigados para demonstrar a importância do ensino de humanidades e, mais precisamente, o papel que a literatura exerce no processo de educação e na composição das reflexões éticas dos indivíduos. Buscaremos demonstrar que um equilíbrio entre o ensino de humanidades e uma formação técnica científica é um meio seguro para a manutenção da democracia e para o desenvolvimento econômico.
Palavras-chave: Bildungsroman, ética, educação, imaginação, democracia.

 

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Biografia do Autor

Wesley Felipe de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Filosofia e Teorias da Educação no Departamento de Estudos Especializados em Educação - EED da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Cinthia Berwanger Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-19

Como Citar

Oliveira, W. F. de, & Pereira, C. B. (2019). A contribuição do Bildungsroman na formação educacional e na ética contemporânea. Aufklärung: Revista De Filosofia, 6(3), p.95–110. https://doi.org/10.18012/arf.2019.45892