Da criança apresentada no Emílio ao hipotético homem natural do Discurso da Desigualdade: aproximações a partir do viés da linguagem do Ensaio sobre a origem das línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v8i3.59673

Palavras-chave:

Filosofia, Linguagem, Educação, Natureza, Perfectibilidade

Resumo

Pesquisa de natureza teórica que investiga a Filosofia, a Educação e a Linguagem no pensamento de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Com base nas obras Ensaio sobre a origem das línguas no qual se fala da melodia e da imitação musical; Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755) e Emílio ou Da Educação (1762), objetiva-se fazer uma análise da criança apresentada no Emílio por meio de analogias com o hipotético homem natural apresentado no Discurso sobre a desigualdade, a partir do viés da linguagem do Ensaio; bem como examinar o desenvolvimento da linguagem nos referidos personagens a partir da relação com a educação do Emílio. A pesquisa de caráter interdisciplinar apresenta como resultado a conclusão que a relação entre filosofia, linguagem e educação é uma interpretação fecunda para se compreender o pensamento rousseauniano.

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Biografia do Autor

Luciano da Silva Façanha, Universidade Federal do Maranhão

Pós-Doutorado em Filosofia, estética do Século XVIII - PUC/SP. Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. Atua na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como professor Associado no Departamento de Filosofia (DEFIL), e, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade - Mestrado Interdisciplinar (PPGCult). Foi coordenador do DINTER em Filosofia USP/UFMA; coordena o NEPI Núcleo de Estudos do Pensamento Iluminista; é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau UFMA/FAPEMA/CNPq (GEPI Rousseau UFMA), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Integrante do Núcleo de sustentação do GT Rousseau e o Iluminismo da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase no Pensamento do Século XVIII, atuando principalmente nos temas relacionados à estética do século XVIII, História da Filosofia Moderna, Iluminismo, problemas da linguagem na filosofia, História, Filosofia e Literatura, Belas-Letras e Belas-Artes. Se dedica aos estudos dos filósofos Jean-Jacques Rousseau, Diderot, Voltaire e Montesquieu e a teoria crítica literária contemporânea de Maurice Blanchot e Roland Barthes referentes aos estudos estéticos do XVIII. 

Francyhélia Benedita Mendes Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult - UFMA). Bolsista da Pós-Graduação da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2019). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Linguagem e Filosofia da Educação. Com interesse em Filosofia da Linguagem, Filosofia da Educação, Estética, Antropologia Filosófica, Política e Estudos sobre Gênero e Filosofia Feminista. Atualmente possui pesquisa em Gênero, Filosofia e Literatura com base no pensamento iluminista setecentista, especificamente no pensamento do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau-UFMA

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Façanha, L. da S., & Mendes Sousa, F. B. (2021). Da criança apresentada no Emílio ao hipotético homem natural do Discurso da Desigualdade: aproximações a partir do viés da linguagem do Ensaio sobre a origem das línguas. Aufklärung: Journal of Philosophy, 8(3), p.47–62. https://doi.org/10.18012/arf.v8i3.59673

Edição

Seção

Artigos